A Estética e a Consultoria de Imagem – Por Anna Paula Bueno

estética e consultoria de imagem anna paula bueno

Já parou para pensar no lindo relacionamento entre estética e consultoria de imagem? Convidamos Anna Paula Bueno, biomédica especialista e consultora de imagem, para falar sobre o tema.

A estética caiu no meu colo, quase que literalmente. Ou chegou se mansinho, se preferir. É, de mansinho faz mais sentido, tipo aqueles gatos peludões de gente rica. Ela meio que te escolhe, sobe no seu colo, se espreguiça sensualmente e se aconchega. Eu não a convidei, e ninguém esperava que ela fosse me escolher, sabe? Eu não era, a princípio, o que as pessoas esperavam de uma Biomédica especialista em estética.

Eu queria ser neurocientista, o comportamento humano me fascina muito. Mas, minha muito sábia mamãe me convenceu a fazer um curso bobinho, daqueles que a gente faz só pra passar o tempo. E eu estava com bastante tempo. O curso era Consultoria de Imagem. E eu me apaixonei. Encontrei ali tudo que eu estava buscando na neurociência e não sabia explicar. Aprendi ali o quão fascinantes são os indivíduos e como eu poderia mudar positivamente a vida deles. Fazendo eles se redescobrirem através de seu estilo. E que dessa forma elas mudariam completamente a vida delas.

A Consultoria de imagem funciona da seguinte forma, analisamos o cliente com uma loooonga anamnese. Assim, conseguimos delimitar sua personalidade. Fazemos as análises de suas cores. E depois analisamos suas proporções para determinar sua silhueta. Dessa forma, conseguimos calcular uma linha de estilo que se encaixa e expressa verdadeiramente o cliente e que vai valorizá-lo. Com o ganho de valor, os clientes começam a mudar de postura, os levando a uma evolução pessoal. Eles começam a se ver, se amar, se reconhecer. É maravilhoso.

Já a Estética é a utilização e desenvolvimento de métodos e técnicas, com comprovação científica, em disfunções dermatofisiologicas corporais, faciais e no envelhecimento fisiológico do indivíduo saudável, para que ele alcance seu ideal de belo. Ela envolve, os cuidados diários com a pele, que previne e diminui manchas, nossos exercícios físicos que nos mantém saudáveis e dispostos pra enfrentar o dia, e nossos cuidados para um envelhecer harmônico. E por isso ela tem um forte impacto na forma como o cliente se vê. É maravilhoso ver que uma característica que incomodava o paciente sendo modificada, e isso tendo um impacto positivo sobre ele.

A primeira coisa que eu notei que a Estética e a Consultoria de Imagem tinham em comum era a proposta de mudança no estilo de vida. Exemplificando, pense na pessoa mais estilosa que você já viu na vida. Como você imagina que seja seu guarda roupa, os produtos que usa, os horários dela? Ela separa as meias por categorias, as camisas por cores, ela tem uma linha completa pra tratamento de pele na bancada do banheiro! Touché! Ela tem um estilo de vida, ela é cheia de estilo, tem estilo pra se arrumar, pra se maquiar, pra arrumar o cabelo, ela tem estilo. Ponto. E aí a minha ficha caiu. A Estética, com seus tratamentos e home cares, cria um estilo de vida que muda como a pessoa se apresenta pro mundo. Como a consultoria, que te mostra a importância das suas peças de roupa, do seu cabelo, das suas cores. E como você deve cuidar deles. Se cuidar, e cuidar da coisas que te fazem melhor, te fazem ser sua melhor versão.

E é quando estamos em nossa melhor versão que a nossa verdadeira natureza se revela. A nossa confiança, autoestima e poder se revelam. E somos capazes de tudo. De conquistar nossos sonhos, de fazer melhor, de realizar. E esse é o milagre. Quando cuidamos de nós mesmos, nos reconhecemos e começamos a fazer a dar valor para tudo aquilo que realmente faz sentido para nós mesmos.

Anna Paula Bueno

BB cream Latika [resenha]

bb cream latika vegano aloka do bicho

BB Cream Latika é vegano!

Gente, esse post bagunçou toda a minha programação porque fiquei empolgada demais pra contar pra vocês: é o amor da minha vida, o BB cream da Latika! Ele diz ser hidratante, primer, com protetor solar e clareamento de manchas. Além de ser hipoalergênico e vegan. Amor demais, gente..

Resposta do SAC do BB Cream Latika

Há uns seis meses, assim que eu criei o blog, na verdade, mandei email para vários SACs empresa perguntando sobre a origem dos ingredientes e testes em animais. E a maioria se limitou a responder sobre os testes ou nunca respondeu nada ou respondeu muito mal. Aí eu não confio, sabe?
Mas uma exceção foi feita, e pra um produto que eu já tinha em casa e que amo: o BB cream Latika. Cuja resposta do SAC vocês podem ver agora:

“Bom dia Alice
Conforme havia lhe informado, chequei com os nossos fornecedores a origem das matérias primas utilizadas nos nossos produtos e fui informada por eles que os nossos produtos não contém substâncias de origem animal. O Caprylic/Capric Triglyceride contido no BB Cream é de origem vegetal. Em relação aos pigmentos / corantes dos esmaltes ainda não podemos assegurar com plena certeza. A Latika já solicitou a todos os seus fornecedores de pigmentos / corantes e continuamos no aguardo da confirmação.
Não testamos em animais e não terceirizamos com empresas que assim o fazem.
Fico á disposição caso tenha mais dúvidas.”

Atenciosamente
Maritza L. Barthmann
Resp. Técnica
Latika Importação e Exportação Ltda ME

Como eu conheci o BB Cream Latika

Eu conheci a Latika quando fui comprar um Keds na internet. Eu precisei trocar o sapato, pelo tamanho, e não tinha o tamanho que eu queria, então escolhi outro modelo e sobrou crédito na loja. Aí tinham esses esmaltes 3Free (hipoalergênicos) e eu dei uma chance. Me apaixonei!
E o BB Cream e foi lançado naquela época. Eu comprei um pouco antes de virar vegana, porque era hipoalergênico. Como eu já dava prioridade aos produtos veganos, perguntei no instagram e disseram que era vegan, e olhei os ingredientes e não eram muito suspeitos (o Caprylic/Capric Triglyceride é vegetal na maioria das vezes), então comprei.
Quando o produto chegou, fiquei encantada com tudo! Eu comprei no site da marca, então eles enviaram numa caixinha linda e com um esmalte de brinde! A embalagem é uma gracinha, parece coreana, e o cheiro é muito delicinha!
bb cream latika vegano aloka do bicho

Minha experiência com o BB Cream Latika

Quando passei no rosto, tive outro acesso de alegria: ele tem um subtom bem amarelo. O que combina demais com meu tom de pele. Como eu expliquei nesse post aqui, a minha pele tem subtom esverdeado, e não se dá bem com rosa. Então o amarelo, além de neutralizar bem as olheiras que estavam aparecendo na época, cobria a minha pele dando um aspecto saudável. E é muito raro eu encontrar maquiagem que faça isso.
bb cream latika vegano aloka do bicho
A cobertura é suave, já que é apenas um BB cream, mas dá pra perceber que ele uniformiza o tom da pele nas fotos que eu vou mostrar. Todas sem pó, porque ele tem um acabamento sequinho aveludado. O que mais me surpreendeu foi a redução dos poros, que antes de eu virar vegan eram bem evidentes. Ele faz a minha pele ficar lisinha sem poros sem cravos, por até um dia inteiro (ops, como eu sei disso?).

Modo de aplicar o BB Cream Latika

Eu prefiro aplicar com os dedos, porque sinto que a pele o absorve mais rápido quando passo assim, mas também uso um pincel duo fiber quando estou com muita pressa. Um bump na embalagem é suficiente de dia, e dois bumps se eu quiser mais cobertura.
BB cream latika vegano aloka do bicho
Antes de usar esse BB Cream, eu não confiava nos produtos hipoalergênicos, pois muitos me deram alergia, então nunca passava nada por muito tempo no rosto, nem passava direto sem o hidratante. Mas como eu queria ver se ele hidratava, fiz o teste e ele se saiu muito bem. Só que no dia do teste, eu saí meio cedo de casa, passei o dia na faculdade e depois teve happy hour com o grupo de pesquisa.
Mas eu tinha acabado de me mudar, e saí sem chave, porque só tinha uma cópia e meu namorado estava com ela. Então eu voltei de madrugada, sem chave (eu juro que parecia fazer mais sentido no dia!) e meu namorado não abriu a porta porque ele dormiu. Felizmente, eu estava de carona com um casal de amigos, e eles me levaram pra dormir na casa deles (Valeu, galera!).
Como eu dormi fora de casa, não tirei a maquiagem, voltei pra casa no dia seguinte às 9, totalizando vinte e quatro horas com o BB cream na pele. E advinha? Eu estava linda quando acordei! Até o delineador ele segurou no lugar, sem ter usado pó! Foi quando eu percebi que eu tinha encontrado o amor da minha vida.

bb cream latika vegano aloka do bicho
Mas não acaba por aí, não: ainda tem duas funções: protetor solar e clareador. O fator de proteção solar é 15, que não é nada animador. Então eu uso por cima do protetor solar de dia, mas quando meu protetor solar acabou, eu fiquei usando só ele e ele fez um bom trabalho! Parece proteger mesmo.

Talvez devido ao efeito clareador, porque eu notei que meu rosto ficou muito mais claro, e uniforme quando eu comecei a usar com frequência (já vai fazer um ano <3). Por outro lado, eu tenho uma manchinha na bochecha que ele nem cobre nem clareia. A sensação que eu tive é que eu fiz um peeling, sei lá, o rosto parece mais radiante, mais iluminado, entende? Mesmo sem o BB Cream.

Composição do BB Cream Latika

WATER; ETHYLHEXYL METHOXYCINNAMATE; TITANIUM DIOXIDE; ZINC OXIDE, BUTYLENE GLYCOL; CAPRYLIC/CAPRIC TRIGLYCERIDE, CETYL PEG/PPG-10/1 DIMETHICONE; SORBITAN SESQUIOLEATE; ARBUTIN; DIMETHICONE; SODIUM CHLORIDE; MAGNESIOUM ALUMINIUM SILICATE; DISTEARDIMONIUM HECTORITE; PEG-10 DIMETHICONE CROSSPOLUMER; DIMETHICONE/VINYL DIMETHICONE CROSSPOLYMER; TRIETHOXYCAPRYLYLSILANE; CI 77492; CI 77491; CI 77499; PHENOXYETHANOL; FRAGRANCE (HEXYL CINNAMAL, LINALOOL E GERANIOL).

bb cream latika vegano resenha aloka do bicho

Conclusão

Ele custa R$59,90 no site da marca, eu usei por um ano inteiro quase diariamente, ele tratou a minha pele, deu uma super cobertura, super natural, rende muito, cobre até olheira nos dias mais leves, é super fácil de aplicar, é hipoalergênico e vegano! O que eu posso dizer?

Se você quiser ver mais uma resenha detalhada desse BB Cream feita por uma maquiadora profissional vegana, só chega no blog da Tainara Teodoro!

Este não é um publieditorial, eu não recebi nada da Latika pra escrever esse post. Mas se quiserem, podem me mandar presentes, seus lindos! A minha cor é bege claro. #ficadik

ATUALIZAÇÃO: Versão com FPS44

Agora a Latika acaba de lançar (24/09/15) a versão com fator de proteção 44! A composição continua a mesma, pode ver no site, e o preço continua muito camarada. Razô, Latika! <3

P.S: às minhas amigas celíacas

Acabo de saber que além de tudo, o BB Cream Latika é gluten-free! Não é lindo?

Como fazer o cabelo crescer: dicas que funcionaram comigo

dicas para o cabelo crescer usando low poo e umectação com óleo de rícino

PARA O CABELO CRESCER, O QUE FUNCIONA E O QUE É BALELA?

Eu escrevo este post porque meu cabelo tem crescido muito rápido (mesmo) nos últimos dois anos. Depois que eu comecei eu descobri algumas técnicas para fazer o cabelo crescer.

Este post é voltado pricipalmente para as meninas que estão em transição capilar. (deixando sair a química para recuperar os cachos ou crespo natural), mas também para quem está querendo retirar outras químicas, como tinta, e até a henna (que não é química, mas não desbota!) ou simplesmente quer deixar o cabelo comprido.*

DICA 1: LOW POO

Vou fazer uma breve introdução às técnicas low poo e no poo, que significam “pouco shampoo” e “sem shampoo” respectivamente. São técnicas de lavagem do cabelo que reduzem (low) ou eliminam (no) os surfactantes do cabelo. Nossa, como eu sou didática. Vou tentar de novo:

Existem algumas substâncias nos nossos produtos que não são realmente hidratantes, mas estão ali apenas para fazer seu cabelo parecer cuidado. Elas não tratam o fio, e às vezes até evitam que ele absorva nutrientes. Essas substâncias são o óleo mineral, que é derivado de petróleo; e os silicones, derivados da sílica, que podem ser solúveis em água ou insolúveis.

Essas substâncias, ainda por cima, se acumulam no cabelo, formando uma camada sobre o fio que vai deixando ele pesado e opaco.

Para tirar esses óleos minerais e silicones insolúveis do cabelo, a gente precisa de um surfactante, que é um detergente bem forte. Os mais conhecidos e usados são os sulfatos. Estes detergentes são tão agressivos que além de conseguir retirar os óleos minerais e silicones, ainda retiram uma parte da oleosidade natural dos cabelos de lambuja.

Aí veja que combinação desagradável: seu shampoo tira a gordura natural dos fios, seu condicionador não hidrata tanto quanto maquia o ressecamento. Aí o cabelo não aguenta, né? Principalmente se você tem o cabelo cacheado, crespo (as ondas não deixam a gordura natural do cabelo se distribuir até as pontas), ou com química.

Mas felizmente mulheres lindas e inteligentes desenvolveram essas técnicas de no e low poo para nos salvar desse ciclo vicioso.

no low poo - aloka do bicho

A linha Surya Color Fixation é sem sulfatos, petrolatos e silicones

COMO FAZER LOW POO?

Para aderir ao low poo, você precisa retirar da sua vida o sulfato e o óleo mineral. Aí você pode usar surfactantes leves como cocomidopropyl betaine e decyl glucoside, e silicones, que vão ser retirados por eles.

Para aderir ao no poo, você precisa cortar todos os surfactantes e, consequentemente, silicones insolúveis e óleo mineral.

Eu sou adepta do low poo.

Essa técnica envolve saber muito sobre as fórmulas dos seus produtos para cabelo, mas tem muita gente incrível preparando material para você!

Eu recomendo o grupo do facebook  “No e Low poo vegano” se você for vegan, óbvio.

O página “no / low poo” para quem não é vegan ou está com tempo para ficar pesquisando.

E o aplicativo “no e low poo“, que contém a lista de silicones, sulfatos, etc. Então você pode achar um produto, ler a os ingredientes e jogar no aplicativo pra descobrir se é liberado para low ou no poo.

Além disso,  existem blogs que só indicam produtos liberados para as técnicas, como o meu! (hehe)

Eu recomendo demais esse vídeo da Mari Morena sobre as técnicas no/low poo:

Lista de silicones, sulfatos e petrolatos

Lista de produtos liberados para as técnicas

cabelo crescer - dicas de Aloka do Bicho

Raiz de 2 semanas sem pintar, raíz de 5 semanas sem pintar.

DICA 2: CAFEÍNA

Saiu um estudo no Iternational Journey of Dermatology (FISCHER et al, V. 45, I. 1, p. 27–35, Janeiro de 2007) falando sobre o efeito da cafeína no crescimento dos fios e eu vi até gente no Brasil passando pó de café no couro cabeludo pra crescer mais rápido. Só que pelo que eu li do artigo, a cafeína só se provou eficiente contra a alopecia masculina gerada por excesso de testosterona no couro cabeludo. Pelo menos naquele artigo, era só isso. Não tinha grandes resultados sobre o cabelo crescer mais rápido.

DICA 3: BIOTINA

Outra coisa que eu achei muito em sites em português foi o tal do Silicon Mix Bambu. Só que os sites que eu acompanhava sobra cabelos, todos falaram mal do Silicon Mix! O motivo já está no nome, né? Ele é puro silicone, e silicone SÓ MASCARA os maus tratos no cabelo, como aprendemos no post anterior.

A propaganda da Silicon Mix Bambu era que a linha continha biotina, uma vitamina que faz o cabelo crescer. Só que muita gente diz que essa vitamina não é absorvida diretamente pelo couro cabeludo, e só funciona se for ingerida. Não achei nenhum estudo comprovando o efeito da biotina aplicada direto no cabelo.

 

pro cabelo crescer - aloka do bicho

Mas no tempo que eu morava na Alemanha, eu fui lá na farmácia e encontrei [tcharã!] um shampoo Alterra, marca linda da farmácia Rossmann (<3), que continha cafeína e biotina e alegava fazer o cabelo crescer mais rápido (koffein und biotin). Comprei também um shampoo da mesma marca, de romã, que só dizia ser hidratante. Os dois shampoos são veganos.

E meu cabelo cresceu muito. Meu cabelo cresceu demais.

Eu usava uma tinta de farmácia inteira todo mês pra retocar a raiz. E a raíz nunca parava.

E eu usei separados. Usei um mês e meio um, um mês e meio o outro, e meu cabelo cresceu o mesmo tanto (monstruoso). Isso me fez desconfiar da cafeína.

DICA 4: SILICONES

Foi então que eu notei que tanto os shampoos quanto condicionadores, máscaras e finalizadores que eu usava na Alemanha eram livres de silicones (ohne Silikone), e que as embalagens adoravam ressaltar isso. Todos os shampoos que usei eram sem sulfato (liberados para low), mas as marcas não se preocupavam em alardear isso, o grande mérito para eles era ser sem silicones. Eu pesquisei os tratamentos que as alemãs faziam para deixar o cabelo crescer e o que todas levavam muito a sério era o silicone. Nada podia ter silicone.

Aí fiz um teste e mantive o shampoo de cafeína e introduzi um condicionador que continha silicones leves, aqueles que não precisam de sulfatos para sair. E o resultado é que o cabelo cresceu a metade do que crescia antes! (O condicionador era da L’óreal EverPure e eu quis dar um chance porque ele era vegano, não testado (só vendia na Europa) e sem sulfatos. Eu NÃO RECOMENDO ELE, e BOICOTO A L’ÓREAL).

Conclusão: Livre-se dos silicones.

Nesse sentido, a técnica no poo deve ser mais eficiente para o cabelo crescer, certo?

Não é tão simples assim.

DICA 5: LIMPEZA DO COURO CABELUDO

Eu descobri depois de mais de ano de experimentos que o mais importante para o cabelo crescer é ter o couro cabeludo limpinho, zero gordura e zero silicones. Então é bom cortar todos os silicones, mas ainda assim é ideal se você quer que o cabelo cresça bem rápido usar um surfactante leve mesmo sem nenhum silicone. Aí a raiz do pelo vai ficar completamente livre, sem nenhuma obstrução, deu pra entender?

Eu uso silicone leves, mas como eu pinto o meu cabelo e a minha tinta contém sulfato, é como se eu retirasse os resíduos de silicone a cada dois meses (quando pinto), e meu cabelo cresce MUITO MAIS logo depois de eu pintar.

Mas é claro que se você é adepta da técnica no poo, e vive feliz sem químicas esquisitas no seu couro cabeludo, deve existir uma solução natural para fazer essa limpeza, né? Claro que existe e claro que eu trouxe pra você:

DICA 6: UMECTAÇÃO COM ÓLEO DE RÍCINO FAZ O CABELO CRESCER

O bacana de fazer o cabelo crescer com óleo de rícino é que essa técnica pode ser usada por qualquer pessoa, mesmo as que têm alergia, ou que fazem low e até no poo (mas não é recomendado para gestantes e lactantes). Uma dica que rola muito na internet, por exemplo, é o tônico de alho da Gota Dourada. Só que o tônico contém álcool, o que irrita o meu couro cabeludo e provoca o efeito contrário: o cabelo cai mais!

Então sugiro uma técnica muito mais democrática, natural e barata, que ainda vai beneficiar o seu cabelo como um todo, que é a umectação com óleo de rícino.

A umectação é uma hidratação feita com óleos naturais, considerada muito nutritiva. Basta aplicar com as mãos ou um pincel o óleo de sua preferência, ou mistura, diretamente no couro cabeludo ou ao longo dos fios. Você pode ficar com o óleo nos cabelos por horas, ou até dormir com ele. Que é o que eu recomendo, na verdade.

RECEITA DA UMECTAÇÃO

Como eu disse no último post, sobre crescimento capilar, eu venho ensinar a fazer o cabelo crescer com óleo de rícino, usando uma receita que eu criei misturando várias dicas da internet (que eu testei uma por uma!), ela tem três etapas:

  1. Umectação no couro cabeludo com óleo de rícino* + óleo de uva + óleo de hortelã ou óleo essencial de lavanda! (Eu usei essência de lavanda)
  2. Umectação no comprimento com óleo de semente de uva
  3. Massagem no couro cabeludo com o shampoo + açúcar + essência de café ou bétula (se você pinta o cabelo, pode fazer a aplicação no lugar desse passo)

Outra vantagem de deixar o cabelo crescer com óleo de rícino é que ele não vai só impulsionar a raíz, mas vai deixar o fio inteiro mais forte, grosso e viçoso.

fazer o cabelo crescer com óleo de rícino - aloka do bicho

Eu fiz essa umectação um dia antes de pintar o cabelo, lavei com a própria tinta e já tinha uma raiz bem visível dois dias depois de pintar. É chocante.

Então minha dica final  é fazer o cabelo crescer com óleo de rícino. Se você já usou óleo de rícino, deve ter notado que ele é muito denso e difícil de espalhar. Por isso a mistura com óleo de semente de uva. Embora seja um óleo, ele é um agente de limpeza poderoso porque ele se “cola” às outras gorduras e as leva junto com ele quando nós o retiramos do cabelo. O óleo de semente de uva tem um efeito semelhante, mas é muito mais fácil de espalhar.

ÓLEO DE RÍCINO NAS SOBRANCELHAS

E não é só, minha gente! Você pode fazer muito mais que o cabelo crescer com óleo de rícino! Ele faz o mesmo efeito nas sobrancelhas:

Aplique nas sobrancelhas o óleo puro com uma haste de algodão*.

E ele também faz parte da minha técnica que faz os cílios crescerem:

  • Acrescente uma gota de extrato de lavanda em sua máscara de cílios antes de cada aplicação. (Isso garante a saúde dos cílios, evitando a proliferação de ácaros no folículo piloso, muito comum em quem usa máscara com frequência. Aí os cílios crescem mais e ficam mais grossos).
  • Retira a máscara de cílios com óleo de rícino na haste de algodão (e depois retire o óleo com seu demaquilante preferido. Essa técnica dispensa demaquilante bifásico).

*se você é vegan ou não usa produtos testados em animais, fique atenta à marca dos óleos e do algodão, pois as empresas que também produzem remédios realizam testes obrigatoriamente.

COMO FAZER O CABELO CRESCER COM ÓLEO DE RÍCINO

Eu faço essa receita cerca de uma vez por mês, mas tomo outros cuidados para potencializar seus resultados. Muitos deles eu expliquei nesse post aqui. Também é muito importante se você não quer apenas que a raiz cresça, mas que o cabelo fique mais longo, cuidar bastante das pontas para não precisar cortá-las com tanta frequência.

Uso sempre um creme de pentear nas pontas. Faço hidratação quinzenal, deixo sempre o condicionador por três minutos nas pontas antes de lavar e e corto o cabelo sozinha, porque sempre saio do salão com o cabelo mais curto do que eu pretendia!

Bem, essas são as minhas dicas para você começar seu projeto Rapunzel, há mais receitas naturais no meu Pinterest, então aproveita e me segue por lá!

Já tem algum tempo que eu faço meu cabelo crescer com óleo de rícino e foi a dica que mais funcionou comigo, mas comente aqui embaixo quais as suas dicas e o que funcionou pra você, que eu vou adorar saber!

Coloração pessoal: faça o teste e descubra a sua!

consultoria de imagem online e em BH alicem.estilo análise cromática coloração pessoal paleta sazonal

O QUE É COLORAÇÃO PESSOAL?

As cores naturais do nosso corpo compõem nossa coloração pessoal, que é uma paleta natural constituída pelos tons da pele, dos olhos e dos cabelos.

Sabe aquela blusa que parecia linda no cabide mas que não ficou nada bem em você?

Bem, como nós já sabemos que você é linda, é claro que deve haver uma explicação para que algumas roupas lhe caiam bem, enquanto outras não.

Isso se deve ao seu biótipo e à sua coloração pessoal, que alteram a percepção de suas formas e cores, como você vai ver na ilustração abaixo.

Estas formas e cores são os elementos chave para a consultoria de imagem.

Como consultora, meu trabalho é descobrir a fórmula perfeita para o seu guarda-roupa, combinando tudo isso à sua personalidade e estilo de vida, para te deixar linda, diva e autêntica!

Hoje vou te contar um pouco sobre um desses elementos (meu preferido), que é a sua coloração pessoal.

COMO ESSAS CORES INTERAGEM?

Quando duas cores complementares do círculo cromático se encontram, elas geram um contraste que salta aos nossos olhos, e provocam a ilusão de que são mais fortes do que realmente são.  Tentei mostrar isso nessa ilustração aqui:

coloração pessoal análise cromática paleta sazonal

Percebe como os círculos médios parecem mais pálidos no círculo amarelo e no verde? São a mesma cor, ó:

circulos neutros consultoria de imagem alicem.estilo coloração pessoal análise cromática paletas sazonais

 

MAS O QUE ISSO TEM A VER COM A NOSSA ROUPA?

Cada pele tem uma característica que a gente chama de subtom. É como se fosse uma corzinha escondida debaixo da nossa pele, que literalmente corre nas nossas veias (tem a ver com a proporção entre carotina e hemoglobina).

A partir do tom da nossa pele, dos olhos, cabelos, e desse subtom é que a gente monta uma paleta de cores que combina com eles, isto é, faz eles ficarem bonitos.

Quando a gente usa as cores certas, essa combinação ilumina o rosto, faz o branco do olho parecer mais branco, suaviza os traços, enquanto a escolha errada evidencia olheiras, rugas e espinhas, faz parecer cansada, mais velha ou até doente.

Por exemplo, se você tem um subtom minimamente amarelado, e usa o roxo ali do exemplo, pode ficar parecendo que você tá anêmica, gripada, com amarelão ou qualquer coisa que deixa a gente amarelada e pálida. E as pessoas vão te perguntar se você tá bem!

Como exemplo, e pelo bem de ciência, vou colocar meu antes e depois. Eu sou fria, sou verão, e fico melhor de cores frias. Mas insistia no cabelo ruivo, porque né, gente? Quem não aprecia um ruivinho…

antes e depois análise cromática coloração pessoal paletas sazonais

Percebe como um cabelo frio deixou a minha pelo muito menos rosada? Gente, essas fotos são recentes, com o mesmo batom, mesmos óculos, mesma base, mesmo colar, mesmo local, mesmo horário do sol.

AS PALETAS SAZONAIS

Como ninguém aqui é obrigada a estudar teoria das cores pra se vestir bem, é lógico que eu vim te trazer o macete por trás da coloração pessoal: as paletas sazonais.

É possível dividir os biótipos em 4 paletas básicas, que a gente chama de sazonais porque são relacionadas às quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.

As paletas de solstício (verão, inverno) são paletas de cores frias, enquanto as paletas de equinócio (primavera, outono) são paletas de cores quentes.

Mas Alice, sua louca, o verão não é quente?!

Observa nessa imagem abaixo as paisagens das 4 estações. Tá vendo como no verão tem muito azul, enquanto no outono tem muito amarelo?

É por isso que a paleta de verão é considerada fria (cheia de azul), enquanto a paleta de outono é considerada quente (cheia de amarelo).

coloração pessoal estações paletas sazonais análise cromática

CORES QUENTES E FRIAS

O primeiro passo para descobrir a sua paleta sazonal é descobrir se você é quente ou fria. Mas como fazer isso sem saber o que são as cores quentes e frias?

Te mostro agora:

teste de coloração pessoal análise cromática paletas sazonais subtom frio e quente

A coluna esquerda é fria, e a coluna direita é quente. Percebe?

COMO DESCOBRIR SE VOCÊ É QUENTE OU FRIA

Agora que você já sabe reconhecer o quente e o frio, vamos fazer uma autoavaliação. Responda as seguintes perguntas:

Eu fico melhor de dourado (quente) ou de prateado (frio)?

Eu fico melhor de marrom (quente) ou de preto (frio)?

Você pode fazer essa comparação de frente para o espelho (seu melhor amigo), à luz natural (se for de manhã, melhor ainda!).

Coloca um brinco dourado, depois um prata, ou coloca a sua roupinha preta ou marrom do lado do rosto e vai comparando.

Decidiu? Ótimo.

Para encontrar sua coloração pessoal, basta seguir no organograma a sua temperatura, cor dos olhos e do natural do cabelo.

teste de coloração pessoal análise cromática paletz sazonal

Para ver as cores de cada paleta de coloração pessoal, dá uma olhada no meu mural no Pinterest, e aproveita e me segue por lá!

Essas cartelas não resumem todas as suas cores, são apenas um guia para te ajudar enquanto você ainda está treinando o olhar.

Por isso, no meu atendimento presencial, eu não entrego uma tabela impressa, mas ensino exercícios para treinar seu olhar, te tornando uma consumidora independente e consciente!

Este teste define sua paleta natural, aquela que tem a ver com as cores do seu corpo. Embora seja muito comum que ela expresse suas cores preferidas, nem sempre isso acontece.

Se sua paleta não for a que você mais gosta de usar, aguarde a atualização desse post, onde eu explicarei como driblar sua paleta natural para ficar bem usando as cores que você quiser!

E O MÉTODO SAZONAL EXPANDIDO?

Alice, eu descobri minha paleta, mas fiquei sabendo que tem um tal de método expandido, onde a gente tem uma paleta mais detalhada, como eu faço pra fazer esse teste?

Bem, minha amiga, nesse caso as coisas ficam mais complicadas e é melhor você procurar uma profissional (eu, no caso, né?).

Vou deixar vocês com a Luciana Ulrich, uma expert no assunto, explicando mais rapidinho o que é a coloração pessoal e suas vantagens:

Para conhecer melhor o meu serviço de consultoria de imagem, clique aqui.