A Estética e a Consultoria de Imagem – Por Anna Paula Bueno

Já parou para pensar no lindo relacionamento entre estética e consultoria de imagem? Convidamos Anna Paula Bueno, biomédica especialista e consultora de imagem, para falar sobre o tema.

A estética caiu no meu colo, quase que literalmente. Ou chegou se mansinho, se preferir. É, de mansinho faz mais sentido, tipo aqueles gatos peludões de gente rica. Ela meio que te escolhe, sobe no seu colo, se espreguiça sensualmente e se aconchega. Eu não a convidei, e ninguém esperava que ela fosse me escolher, sabe? Eu não era, a princípio, o que as pessoas esperavam de uma Biomédica especialista em estética.

Eu queria ser neurocientista, o comportamento humano me fascina muito. Mas, minha muito sábia mamãe me convenceu a fazer um curso bobinho, daqueles que a gente faz só pra passar o tempo. E eu estava com bastante tempo. O curso era Consultoria de Imagem. E eu me apaixonei. Encontrei ali tudo que eu estava buscando na neurociência e não sabia explicar. Aprendi ali o quão fascinantes são os indivíduos e como eu poderia mudar positivamente a vida deles. Fazendo eles se redescobrirem através de seu estilo. E que dessa forma elas mudariam completamente a vida delas.

A Consultoria de imagem funciona da seguinte forma, analisamos o cliente com uma loooonga anamnese. Assim, conseguimos delimitar sua personalidade. Fazemos as análises de suas cores. E depois analisamos suas proporções para determinar sua silhueta. Dessa forma, conseguimos calcular uma linha de estilo que se encaixa e expressa verdadeiramente o cliente e que vai valorizá-lo. Com o ganho de valor, os clientes começam a mudar de postura, os levando a uma evolução pessoal. Eles começam a se ver, se amar, se reconhecer. É maravilhoso.

Já a Estética é a utilização e desenvolvimento de métodos e técnicas, com comprovação científica, em disfunções dermatofisiologicas corporais, faciais e no envelhecimento fisiológico do indivíduo saudável, para que ele alcance seu ideal de belo. Ela envolve, os cuidados diários com a pele, que previne e diminui manchas, nossos exercícios físicos que nos mantém saudáveis e dispostos pra enfrentar o dia, e nossos cuidados para um envelhecer harmônico. E por isso ela tem um forte impacto na forma como o cliente se vê. É maravilhoso ver que uma característica que incomodava o paciente sendo modificada, e isso tendo um impacto positivo sobre ele.

A primeira coisa que eu notei que a Estética e a Consultoria de Imagem tinham em comum era a proposta de mudança no estilo de vida. Exemplificando, pense na pessoa mais estilosa que você já viu na vida. Como você imagina que seja seu guarda roupa, os produtos que usa, os horários dela? Ela separa as meias por categorias, as camisas por cores, ela tem uma linha completa pra tratamento de pele na bancada do banheiro! Touché! Ela tem um estilo de vida, ela é cheia de estilo, tem estilo pra se arrumar, pra se maquiar, pra arrumar o cabelo, ela tem estilo. Ponto. E aí a minha ficha caiu. A Estética, com seus tratamentos e home cares, cria um estilo de vida que muda como a pessoa se apresenta pro mundo. Como a consultoria, que te mostra a importância das suas peças de roupa, do seu cabelo, das suas cores. E como você deve cuidar deles. Se cuidar, e cuidar da coisas que te fazem melhor, te fazem ser sua melhor versão.

E é quando estamos em nossa melhor versão que a nossa verdadeira natureza se revela. A nossa confiança, autoestima e poder se revelam. E somos capazes de tudo. De conquistar nossos sonhos, de fazer melhor, de realizar. E esse é o milagre. Quando cuidamos de nós mesmos, nos reconhecemos e começamos a fazer a dar valor para tudo aquilo que realmente faz sentido para nós mesmos.

Anna Paula Bueno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *