O QUE É ANÁLISE CROMÁTICA?
Análise cromática é o estudo das cores naturais do nosso corpo, que compõem nossa coloração pessoal: uma paleta natural constituída pelos tons da pele, dos olhos e dos cabelos…
Sabe aquela blusa que parecia linda no cabide mas que não ficou nada bem em você?
Bem, como nós já sabemos que você é linda, é claro que deve haver uma explicação para que algumas roupas lhe caiam bem, enquanto outras não.
Isso se deve ao seu biótipo e à sua coloração pessoal, que alteram a percepção de suas formas e cores, como você vai ver na ilustração abaixo.
Estas formas e cores são os elementos chave para a consultoria de imagem.
Como consultora de imagem, meu trabalho é descobrir a fórmula perfeita para o seu guarda-roupa, combinando tudo isso à sua personalidade e estilo de vida, para te deixar linda, diva e autêntica!
Importante enfatizar que a análise cromática NÁO é igual à consultoria de imagem, mas apenas um pedacinho de um processo muito maior:

Hoje vou te contar um pouco sobre um desses elementos (meu preferido), que é a análise cromática. E você ainda poderá baixar um guia de cores explicando como combinar as cores da sua paleta!
Mas primeiro fique com esse resuminho da Carol, minha cliente:
COMO ESSAS CORES INTERAGEM?
Quando duas cores complementares do círculo cromático se encontram, elas geram um contraste que salta aos nossos olhos, e provocam a ilusão de que são mais fortes do que realmente são. Tentei mostrar isso nessa ilustração aqui:

Percebe como os círculos médios parecem mais pálidos no círculo amarelo e no verde? São a mesma cor, ó:

MAS O QUE ISSO TEM A VER COM A NOSSA ROUPA?
Cada pele tem uma característica que a gente chama de subtom. É como se fosse uma corzinha escondida debaixo da nossa pele, que literalmente corre nas nossas veias (tem a ver com a proporção entre carotina e hemoglobina. Mas não é a cor da veia! Não confunda!).
A partir do tom da nossa pele, dos olhos, cabelos, e desse subtom é que a gente monta uma paleta de cores que combina com eles, isto é, faz eles ficarem bonitos.
Quando a gente faz a análise cromática e usa as cores certas, essa combinação ilumina o rosto, suaviza os traços, enquanto a escolha errada evidencia olheiras, rugas e espinhas, faz parecer cansada, mais velha ou até doente.
Por exemplo, se você tem um subtom minimamente amarelado, e usa o roxo ali do exemplo, pode ficar parecendo que você tá anêmica, gripada, com amarelão ou qualquer coisa que deixa a gente amarelada e pálida. E as pessoas vão te perguntar se você tá bem!
Pelo bem da ciência, vou colocar meu antes e depois. rs
Eu sou fria, sou verão, e fico melhor de cores frias. Mas insistia no cabelo ruivo, porque né, gente? Quem não aprecia um ruivinho…

Percebe como meu rosto é pálido na primeira foto? Incrível, né? Muita gente acha que essa é a função da análise de cor, mas essa é só a ponta do iceberg.
A MENSAGEM DAS CORES
Quando a gente vê uma foto, uma pintura, um look, a primeira coisa que a gente percebe são as cores. Elas são as primeiras a nos causar sentimentos.
Que sentimentos causam as cores do seu rosto? Essa é a primeira pergunta da análise cromática.
Cada grupo de cores transmite uma mensagem, e isso explica a maneira como as pessoas nos percebem. A primeira impressão que a gente causa.
Por exemplo, cores quentes aproximam e cores frias inspiram distância. Cores vivas são mais alegres, e as cores pálidas são mais calminhas. Será que as suas cores dizem quem você é?
Na consultoria de imagem, a análise cromática existe pra entender a impressão que a gente está passando, e como ter certeza que é a impressão certa.
É POR ISSO QUE NÃO FAÇO ANÁLISE CROMÁTICA SEPARADA DA ANÁLISE DE ESTILO
AS PALETAS SAZONAIS
Como ninguém aqui é obrigada a estudar teoria das cores pra se vestir bem, é lógico que eu vim te trazer o macete por trás da coloração pessoal: as paletas sazonais.
É possível dividir os biótipos em 4 paletas básicas, que a gente chama de sazonais porque são relacionadas às quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.
As paletas de solstício (verão, inverno) são paletas de cores frias, enquanto as paletas de equinócio (primavera, outono) são paletas de cores quentes.
Mas Alice, sua louca, o verão não é quente?!
Observa nessa imagem abaixo as paisagens das 4 estações. Tá vendo como no verão tem muito azul, enquanto no outono tem muito amarelo?
É por isso que a paleta de verão é considerada fria (cheia de azul), enquanto a paleta de outono é considerada quente (cheia de amarelo).

CORES QUENTES E FRIAS
O primeiro passo para descobrir a sua paleta sazonal é descobrir se você é quente ou fria. Mas como fazer isso sem saber o que são as cores quentes e frias?
Te mostro agora:

A coluna esquerda é fria, e a coluna direita é quente. Percebe?
Quando eu realizo a análise cromática, minhas clientes fazem um exercício para desenvolver a percepção do subtom das cores, em papel, em roupa e maquiagem!
É uma habilidade que a gente não costuma usar, então requer treino e aqui minhas clientes recebem um intensivão!
ANÁLISE CROMÁTICA: QUENTE OU FRIA
Agora que você já sabe reconhecer o quente e o frio, vamos fazer uma autoavaliação. Responda as seguintes perguntas:
Eu fico melhor de dourado (quente) ou de prateado (frio)?
Eu fico melhor de marrom (quente) ou de preto (frio)?
Você pode fazer essa comparação de frente para o espelho (seu melhor amigo), à luz natural (se for de manhã, melhor ainda!).
Coloca um brinco dourado, depois um prata, ou coloca a sua roupinha preta ou marrom do lado do rosto e vai comparando.
Na análise de cores, eu uso uma lanterna de luz neutra para definir o seu subtom de pele, antes de avaliar tom de pele, cabelo e olhos na luz do dia. Por isso, uma análise definitiva não deve ser feita online.

Eu realizo a análise de cores em BELO HORIZONTE, mas também dentro de atendimentos em grupo, que podem ser feitos na sua cidade.
Se você não for de BELO HORIZONTE, entre em contato para que eu indique uma consultora na sua cidade.
Conseguiu decidir se é quente ou fria? Ótimo. Faça o teste aqui EMBAIXO.
COMO DESCOBRIR SUA PALETA
Esse organograma é a compilação de todas as observações de Philip Hallawell sobre coloração pessoal no livro Visagismo: cor e forma.
Basta procurar no organograma a sua temperatura, cor dos olhos e do natural do cabelo.

Este teste não substitui uma análise profissional, mas já ajuda muito no dia a dia! Esses exemplos aqui em cima são das paletas mais comuns.
Para ver as cores de cada paleta de coloração pessoal, dá uma olhada no meu mural no Pinterest, e aproveita e me segue por lá! Por aqui, você também pode fazer o download gratuito do nosso manual de cores:
Essas cartelas não resumem todas as suas cores, são apenas um guia para te ajudar enquanto você ainda está treinando o olhar.
Por isso, no meu atendimento presencial, eu não entrego uma cartela impressa, mas ensino exercícios para treinar seu olhar, te tornando uma consumidora autônoma e consciente!
Este teste define sua paleta natural, aquela que tem a ver com as cores do seu corpo.
Embora seja muito comum que ela expresse suas cores preferidas, nem sempre isso acontece.

Se sua paleta não for a que você mais gosta de usar, ou se você ainda quer continuar usando as outras cores, baixe o guia completo uso de cores, ensinando a combinar as cores e como usar todas as cores a seu favor!
Não conseguiu decidir? Então você precisa de ajuda profissional. Veja o vídeo:
E O MÉTODO SAZONAL EXPANDIDO?
Alice, eu descobri minha paleta, mas fiquei sabendo que tem um tal de método expandido, onde a gente tem uma paleta mais detalhada, como eu faço pra fazer esse teste?
Bem, minha amiga, nesse caso as coisas ficam mais complicadas e é melhor você procurar uma profissional (eu, no caso, né?).
A análise de cores, ou análise cromática, é só mais uma etapa da consultoria de imagem: a arte de alinhar quem você é e quem você gostaria de ser, através da sua aparência.
Muito além de te deixar mais bonita, uma boa imagem pessoal te torna mais confiante, corajosa e orgulhosa de si mesma.
ANÁLISE CROMÁTICA E ARMÁRIO CÁPSULA
O armário cápsula é uma seleção bem enxuta e inteligente de peças, que rende muitas combinações ocupando pouco espaço. A análise de cores é uma boa dica para ter peças que todas combinem entre si.
Eu tinha uma cliente que só usava preto, branco e cinza pra poder combinar com qualquer coisa. Hoje ela tem um armário cheio de estampa que é a cara dela, e tudo combina com tudo do mesmo jeito! Rende é muitos mais variações!
Excelente
Isso é muito maneiro. Não é que minha paleta corresponde a uma de minhas estações prediletas: outono! E também a minhas preferencias cromaticas!
Isso mesmo, Carmen! Quem descobriu essas paletas foi um professor de pintura, e ele percebeu que os alunos rendiam mais quando usavam as suas cores pessoais!
Fico confusa em me analisar porque er tenho olhos âmbar cabelos com mechas avermelhadas meio cobre e muitas pintas . Mas minha professora falou que sou neutra fria como pode isso?
Sua professora de análise de cores?
Nossa, que post mais útil!!!! Nunca tinha feito esse “teste” de forma tão simples e adorei descobrir as minhas cores.
Thannnks <3
Beijão,
http://www.flaviacarboni.com.br
Nossa esse conteúdo super me ajudou
Que bom saber disso, Sara! Foi pra isso que eu criei o site 🙂
Quem diria que Chromatica da Lady Gaga me traria aqui…
Amei sua iniciativa, meu bem. Legal que inconscientemente já tinha uma noção disso, talvez por estar muito ligada a arte, mas agora com base teorica fica tudo mais fácil. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
hahaah melhor comentário!! que bacana, as pessoas ligadas a arte têm muita sensibilidade pra essa questão, sim
Minha pele é fria, olhos escuros, e luzes no cabelo… Minha cor é a paleta inverno? Ou posso misturar inverno e verão?
Oi, Adriana, muito provável que seja inverno pela sua descrição, mas pode misturar com verão, sim! Intuição é tudo quando se trata da nossa própria cor, porque ninguém te conhece tanto quanto você. ??
vc faz essa consultoria pra saber a cor certa? eu me confundo muito… hahahaha
Oi, Alice! Já faz meses e meses que eu pesquiso sobre subtons de peles e suas paletas mas a maioria dos conteúdos estão em inglês. Nos meus pulsos eu encontro veias verdes e roxinhas, então suponho que meu subtom seja neutro, e fica bem difícil de saber a qual paleta pertenço. Meu tom de pele é médio, pinto meu cabelo de preto e meus olhos são castanhos. Até agora eu achei que me classificaria em deep winter. O que você acha?
Oi, Julia, tudo bem?
Não é possível deduzir a sua paleta apenas a partir dessa descrição. Principalmente se você quiser a sua paleta do método sazonal expandido.
Se você se sente em dúvida, o ideal é que procure uma profissional: uma consultora de imagem na sua cidade poderá rapidamente fazer essa avaliação para você, bem como treinar seu olhar para essas questões. E, ao encontrá-la, mostre a cor natural do seu cabelo, se possível, nem que seja em fotos. É essa cor que conta para a análise. Ok?
Boa sorte!
Esse foi em todos os que li, e em todas descrições que já recebi, o melhor “manual” sobre coloração pessoal! Alice, eu quero morar na rua da sua casa e te ter como minha personal 4eveeeer!
Pingback: BB Cream Latika - Sim, é vegano! | Resenhas da Alice M
Alice, e quando você fica melhor de dourado do que prateado e de preto ao invés de marrom? hahaha
Também é o meu caso!!
Nesses casos, é ideal que vocês façam análise no método sazonal expandido, o de 12 tons. Porque ele inclui uma hierarquia entre as propriedades de cores. Esse método, eu só realizo presencialmente, porque é bem mais minucioso. Posso indicar uma consultora perto de você, me manda um email falando a sua cidade. =*
Alice, achei esse teu post incrível!
Acho que já sabia qual é minha paleta, mas tô aprendendo muito lendo e relendo aqui. Minha paleta não vai mudar, mas meu conhecimento sim! 🙂
Queria comentar que quando você falou das paletas de solstício e equinócio, você repetiu o verão e omitiu o outono. Me chamou atenção porque sou outono! Hahaha
Enfim, obrigada pelo post!
Grande abraço,
Oi, Beatriz! Que bom que gostou do post, obrigada pelo toque! 😉
mana, qual teu insta. sou do Pará to afim de passar contigo pra fazer a analise.
pode mandar mensagem no meu insta cajuh24
Gostaria de saber sobre a consultoria.
Oi, Thais, me mande um email! Bj
Pingback: Confira 4 dicas para economizar e continuar na moda - Blog da PMG Lingerie
Vc é de Uberlândia?
Não, eu sou de Belém de Pará, e moro em Belo Horizonte!
Boa tarde Alice!
De toda matéria que li sobre análise cromática, a sua foi a que mais me esclareceu, além de ser uma leitura gostosa.
Identifiquei que sou pele quente, mas estou em dúvida sobre outono e primavera devido a cor de cabelos. Tenho um loiro bem escuro acinzentado, quase castanho. Estaria nos cabelos claros ou escuros.
Oi, Selma, que bom que você gostou! Esse organograma é um guia baseado nos exemplos, mais comuns, então não cobre 100% dos casos. Mas acredito que esse cabelo seria um cabelo claro, pela sua descrição. 😉
Porque eu nao consegui? gente não entendi como voces conseguiram…. queria muito tb kkkk
Não é uma ciência exata! hahaha Tem pessoas que treinaram o olhar por mais tempo, pra ver essa diferença, mas todo mundo consegue ver quando se concentra e treina. <3
Eu entendi mada tbm!😞😭😭😭
é por isso que eu não faço análise de cores online! É um negócio meio complexo pra quem não tá acostumado.
Pingback: ARMÁRIO CÁPSULA: Como ter um guarda-roupa inteligente | ALICE M
Bom dia,
Sou de Goiânia. Poderia indicar uma boa profissional para fazer esta análise aqui na minha cidade?
Grazi, vou te indicar a Ana Franco! IG @anafrancoimagem
por favor indica alguem em SP, Capital.
Oi, Ju, em SP eu recomendo as meninas da Farage Inc!
Oi, Alice… Será que tem uma consultora em Assis SP…
Oi, Lud, me manda um email? Eu procuro uma pra você ^^
Oi, moro em Macapá, você indica alguém aqui na minha cidade?
Oi, Gabbi, me manda um email? Eu indico por lá
eU NÃO ENTENDI ESSE GRAFICO COM OLHO E CABELO CLAROS ESCUROS. pODERIA EXPLICAR. MEU CABELO É CASTANHO ESCURO E MEU OLHO É CASTANHO CLARO. QUANDO TOMO SOL EU FICO BEM MORENA, MAS SOU BRANCA. OBRIGADA
oi, Bru, esse gráfico é baseado no livro do Philip Hallawell, e tem os tipos de coloração mais comuns, se você não está num desses exemplos, o ideal é procurar uma consultora pra fazer sua análise. =)
Nossa, adorei tua página! Andei pesquisando sobre coloração pessoal e a maioria dos sites que li não chegaram perto da tua explicação leve e didática! Tem alguma indicação em Porto Alegre/RS ou arredores (Canoas, Novo Hamburgo…)? Obrigada por manter esse site!
Oi, primeiramente quero agradecer pelo post, é sem dúvidas o melhor que encontrei até hoje, muito explicativo e dinâmico. Porém, não consegui baixar o “guia completo das cores”, mesmo informando meu e-mail por duas tentativas 🙁
beijãaaao <3
vou buscar seu email na newsletter! mas às vezes, foi pro spam 3
Uma pessoa pode ter duas estações?
Uma pessoa pode não se encaixar completamente em nenhuma, sendo escura, fria e opaca, por exemplo. Você também pode ser neutra em alguma categoria: nem tão quente nem tão fria, ou não tem opaca nem brilhante, e por aí vai 🙂
Parabéns pelo post!Tenho a pele amarela, com veias verde, cabelos e olhos escuros, mas no teste deu que sou fria/inverno. Será que fiz certo?😅
Boa noite!
Sou morena de pele, tenho o cabelo castanho com luzes e olhos castanhos. Fiz a consultoria de cor com uma profissional e a minha palete escolhida foi Verão Frio porque a minha pele reagiu melhor a tons claros, mas a diferença foi mínima para o Inverno Frio.
A maioria das pessoas que eu conheci com essa paleta são brancas e tendem a ter olhos claros.
Já viu algum caso semelhante?
Adorei sua clareza. Escreve parecendo que está conversando com a gente. Obrigada!
E quando a pessoa fica bem de dourado (quente) e preto (frio)? Kkkkk
Adorei seu conteúdo, super explicativo! Parabéns.
Parabéns !foi o melhor post sobre o assunto que li até hoje porém, ainda estou com dúvida sobre a minha paleta pois meu cabelo e meus olhos sao pretos e a pele é clara e me analisando acho que tenho contraste alto e a pele fria é possivel morenas ser verão frio/puro?pois textos lidos em outras plataformas sempre destacam caracteristicas da paleta verao frio pessoas com olhos claros e cabelos claros.
Obrigada
Obrigada
Boa tarde! Sou do Itarare sp , gostaria de uma indicação para alguém fazer minha análise de cor! Amei seu post