Análise Cromática: faça o teste e descubra a sua coloração pessoal!

análise cromática coloração pessoal paletas sazonais de cores

O QUE É ANÁLISE CROMÁTICA?

Análise cromática é o estudo das cores naturais do nosso corpo, que compõem nossa coloração pessoal: uma paleta natural constituída pelos tons da pele, dos olhos e dos cabelos…

Sabe aquela blusa que parecia linda no cabide mas que não ficou nada bem em você?

Bem, como nós já sabemos que você é linda, é claro que deve haver uma explicação para que algumas roupas lhe caiam bem, enquanto outras não.

Isso se deve ao seu biótipo e à sua coloração pessoal, que alteram a percepção de suas formas e cores, como você vai ver na ilustração abaixo.

Estas formas e cores são os elementos chave para a consultoria de imagem.

Como consultora de imagem, meu trabalho é descobrir a fórmula perfeita para o seu guarda-roupa, combinando tudo isso à sua personalidade e estilo de vida, para te deixar linda, diva e autêntica!

Hoje vou te contar um pouco sobre um desses elementos (meu preferido), que é a análise cromática. E você ainda poderá baixar um guia de cores explicando como combinar as cores da sua paleta!

COMO ESSAS CORES INTERAGEM?

Quando duas cores complementares do círculo cromático se encontram, elas geram um contraste que salta aos nossos olhos, e provocam a ilusão de que são mais fortes do que realmente são.  Tentei mostrar isso nessa ilustração aqui:

coloração pessoal análise cromática paleta sazonal

Percebe como os círculos médios parecem mais pálidos no círculo amarelo e no verde? São a mesma cor, ó:

circulos neutros consultoria de imagem alicem.estilo coloração pessoal análise cromática paletas sazonais

MAS O QUE ISSO TEM A VER COM A NOSSA ROUPA?

Cada pele tem uma característica que a gente chama de subtom. É como se fosse uma corzinha escondida debaixo da nossa pele, que literalmente corre nas nossas veias (tem a ver com a proporção entre carotina e hemoglobina. Mas não é a cor da veia! Não confunda!).

A partir do tom da nossa pele, dos olhos, cabelos, e desse subtom é que a gente monta uma paleta de cores que combina com eles, isto é, faz eles ficarem bonitos.

Quando a gente faz a análise cromática e usa as cores certas, essa combinação ilumina o rosto, suaviza os traços, enquanto a escolha errada evidencia olheiras, rugas e espinhas, faz parecer cansada, mais velha ou até doente.

Por exemplo, se você tem um subtom minimamente amarelado, e usa o roxo ali do exemplo, pode ficar parecendo que você tá anêmica, gripada, com amarelão ou qualquer coisa que deixa a gente amarelada e pálida. E as pessoas vão te perguntar se você tá bem!

Pelo bem da ciência, vou colocar meu antes e depois. rs

Eu sou fria, sou verão, e fico melhor de cores frias. Mas insistia no cabelo ruivo, porque né, gente? Quem não aprecia um ruivinho…

Percebe como meu rosto é pálido na primeira foto? Incrível, né? Muita gente acha que essa é a função da análise de cor, mas essa é só a ponta do iceberg.

A MENSAGEM DAS CORES

Quando a gente vê uma foto, uma pintura, um look, a primeira coisa que a gente percebe são as cores. Elas são as primeiras a nos causar sentimentos.

Que sentimentos causam as cores do seu rosto? Essa é a primeira pergunta da análise cromática.

Cada grupo de cores transmite uma mensagem, e isso explica a maneira como as pessoas nos percebem. A primeira impressão que a gente causa.

Por exemplo, cores quentes aproximam e cores frias inspiram distância. Cores vivas são mais alegres, e as cores pálidas são mais calminhas. Será que as suas cores dizem quem você é?

Na consultoria de imagem, a análise cromática existe pra entender a impressão que a gente está passando, e como ter certeza que é a impressão certa.

É POR ISSO QUE NÃO FAÇO ANÁLISE CROMÁTICA SEPARADA DA ANÁLISE DE ESTILO

AS PALETAS SAZONAIS

Como ninguém aqui é obrigada a estudar teoria das cores pra se vestir bem, é lógico que eu vim te trazer o macete por trás da coloração pessoal: as paletas sazonais.

É possível dividir os biótipos em 4 paletas básicas, que a gente chama de sazonais porque são relacionadas às quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.

As paletas de solstício (verão, inverno) são paletas de cores frias, enquanto as paletas de equinócio (primavera, outono) são paletas de cores quentes.

Mas Alice, sua louca, o verão não é quente?!

Observa nessa imagem abaixo as paisagens das 4 estações. Tá vendo como no verão tem muito azul, enquanto no outono tem muito amarelo?

É por isso que a paleta de verão é considerada fria (cheia de azul), enquanto a paleta de outono é considerada quente (cheia de amarelo).

análise cromática paletas sazonais coloração pessoal estações

CORES QUENTES E FRIAS

O primeiro passo para descobrir a sua paleta sazonal é descobrir se você é quente ou fria. Mas como fazer isso sem saber o que são as cores quentes e frias?

Te mostro agora:

subtom quente frio análise cromática coloração pessoal paletas sazonais

A coluna esquerda é fria, e a coluna direita é quente. Percebe?

Quando eu realizo a análise cromática, minhas clientes fazem um exercício para desenvolver a percepção do subtom das cores, em papel, em roupa e maquiagem!

É uma habilidade que a gente não costuma usar, então requer treino e aqui elas recebem um intensivão!

ANÁLISE CROMÁTICA: QUENTE OU FRIA

Agora que você já sabe reconhecer o quente e o frio, vamos fazer uma autoavaliação. Responda as seguintes perguntas:

Eu fico melhor de dourado (quente) ou de prateado (frio)?

Eu fico melhor de marrom (quente) ou de preto (frio)?

Você pode fazer essa comparação de frente para o espelho (seu melhor amigo), à luz natural (se for de manhã, melhor ainda!).

Coloca um brinco dourado, depois um prata, ou coloca a sua roupinha preta ou marrom do lado do rosto e vai comparando.

Decidiu? Ótimo.

Não conseguiu decidir? Então você precisa de ajuda profissional.

Na análise de cores, eu uso uma lanterna de luz neutra para definir o seu subtom de pele, antes de avaliar tom de pele, cabelo e olhos na luz do dia. Por isso, uma análise definitiva não deve ser feita online.

análise cromática consultoria de imagem online alice m estilo pra vida

Eu realizo a análise de cores em Belém, mas também dentro de atendimentos em grupo, que podem ser feitos na sua cidade.

Se você não for de Belém, entre em contato para que eu indique uma consultora na sua cidade.

COMO DESCOBRIR SUA PALETA

Mas se já ficou claro para você qual o seu subtom, basta seguir no organograma a sua temperatura, cor dos olhos e do natural do cabelo.

teste de coloração pessoal análise cromática paleta sazonal consultoria de imagem online

Este teste não substitui uma análise profissional, mas já ajuda muito no dia a dia!

Para ver as cores de cada paleta de coloração pessoal, dá uma olhada no meu mural no Pinterest, e aproveita e me segue por lá! Por aqui, você também pode fazer o download gratuito do nosso manual de cores:

Essas cartelas não resumem todas as suas cores, são apenas um guia para te ajudar enquanto você ainda está treinando o olhar.

Por isso, no meu atendimento presencial, eu não entrego uma cartela impressa, mas ensino exercícios para treinar seu olhar, te tornando uma consumidora autônoma e consciente!

Este teste define sua paleta natural, aquela que tem a ver com as cores do seu corpo.

Embora seja muito comum que ela expresse suas cores preferidas, nem sempre isso acontece.

consultoria de imagem análise cromática de coloração pessoal paletas sazonais

Se sua paleta não for a que você mais gosta de usar, ou se você ainda quer continuar usando as outras cores, baixe o guia completo uso de cores, ensinando a combinar as cores e como usar todas as cores a seu favor!

E O MÉTODO SAZONAL EXPANDIDO?

Alice, eu descobri minha paleta, mas fiquei sabendo que tem um tal de método expandido, onde a gente tem uma paleta mais detalhada, como eu faço pra fazer esse teste?

Bem, minha amiga, nesse caso as coisas ficam mais complicadas e é melhor você procurar uma profissional (eu, no caso, né?).

Vou deixar vocês com a Luciana Ulrich, uma expert no assunto, explicando mais rapidinho o que é a coloração pessoal e suas vantagens:

A análise de cores, ou análise cromática, é só mais uma etapa da consultoria de imagem: a arte de alinhar quem você é e quem você gostaria de ser, através da sua aparência.

Muito além de te deixar mais bonita, uma boa imagem pessoal te torna mais confiante, corajosa e orgulhosa de si mesma.

ANÁLISE CROMÁTICA E ARMÁRIO CÁPSULA

O armário cápsula é uma seleção bem enxuta e inteligente de peças, que rende muitas combinações ocupando pouco espaço. A análise de cores é uma boa dica para ter peças que todas combinem entre si.

Eu tinha uma cliente que só usava preto, branco e cinza pra poder combinar com qualquer coisa. Hoje ela tem um armário cheio de estampa que é a cara dela, e tudo combina com tudo do mesmo jeito! Rende é muitos mais variações!

Posts relacionados

32 Comentários

  1. Isso é muito maneiro. Não é que minha paleta corresponde a uma de minhas estações prediletas: outono! E também a minhas preferencias cromaticas!

    1. Oi, Adriana, muito provável que seja inverno pela sua descrição, mas pode misturar com verão, sim! Intuição é tudo quando se trata da nossa própria cor, porque ninguém te conhece tanto quanto você. ??

  2. Oi, Alice! Já faz meses e meses que eu pesquiso sobre subtons de peles e suas paletas mas a maioria dos conteúdos estão em inglês. Nos meus pulsos eu encontro veias verdes e roxinhas, então suponho que meu subtom seja neutro, e fica bem difícil de saber a qual paleta pertenço. Meu tom de pele é médio, pinto meu cabelo de preto e meus olhos são castanhos. Até agora eu achei que me classificaria em deep winter. O que você acha?

    1. Oi, Julia, tudo bem?
      Não é possível deduzir a sua paleta apenas a partir dessa descrição. Principalmente se você quiser a sua paleta do método sazonal expandido.
      Se você se sente em dúvida, o ideal é que procure uma profissional: uma consultora de imagem na sua cidade poderá rapidamente fazer essa avaliação para você, bem como treinar seu olhar para essas questões. E, ao encontrá-la, mostre a cor natural do seu cabelo, se possível, nem que seja em fotos. É essa cor que conta para a análise. Ok?

      Boa sorte!

      1. Nesses casos, é ideal que vocês façam análise no método sazonal expandido, o de 12 tons. Porque ele inclui uma hierarquia entre as propriedades de cores. Esse método, eu só realizo presencialmente, porque é bem mais minucioso. Posso indicar uma consultora perto de você, me manda um email falando a sua cidade. =*

  3. Alice, achei esse teu post incrível!
    Acho que já sabia qual é minha paleta, mas tô aprendendo muito lendo e relendo aqui. Minha paleta não vai mudar, mas meu conhecimento sim! 🙂
    Queria comentar que quando você falou das paletas de solstício e equinócio, você repetiu o verão e omitiu o outono. Me chamou atenção porque sou outono! Hahaha
    Enfim, obrigada pelo post!
    Grande abraço,

  4. Boa tarde Alice!
    De toda matéria que li sobre análise cromática, a sua foi a que mais me esclareceu, além de ser uma leitura gostosa.
    Identifiquei que sou pele quente, mas estou em dúvida sobre outono e primavera devido a cor de cabelos. Tenho um loiro bem escuro acinzentado, quase castanho. Estaria nos cabelos claros ou escuros.

    1. Oi, Selma, que bom que você gostou! Esse organograma é um guia baseado nos exemplos, mais comuns, então não cobre 100% dos casos. Mas acredito que esse cabelo seria um cabelo claro, pela sua descrição. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *