Como ter um armário cápsula real

O que é armário cápsula?

O armário cápsula é uma daquelas tendências do bem, porque realmente pode nos ajuda a simplificar nossa rotina e a maneira como a gente se relaciona com as roupas, com a gente mesma, com a casa e com nosso dinheiro.

Um armário cápsula é um conjunto de peças que pode ser a) o seu armário inteiro b) seu armário de trabalho ou de sair c) uma mala de viagem d) seu armário para uma estação do ano, etc.

O que define esse conjunto é que ele é coeso, versátil e coerente. No armário cápsula, as peças combinam entre si de maneira a possibilitar o maior número de looks possível, mas vai além disso. Esse armário, dentro da proposta dele, te possibilita looks diferentes, adequados a situações diferentes, mas que mantém a sua essência ali no meio: o seu estilo.

A SUA ASSINATURA

Seu estilo é sua “assinatura”. Aquilo que as pessoas que convivem com você vão dizer “engraçado, o look mudou todo e continua a sua cara!”.

Não importa o número de peças, o número de combinações, o número de cápsulas, seu armário cápsula só ficou completo quando você não quer mais nada! De repente, a vontade de comprar passou, a sensação de não ter o que vestir passou longe, você rende muito mais durante o dia porque não perde tempo experimentando nem comprando roupa. Tudo o que você precisa tá ali.

Mas pra esse guarda roupa inteligente funcionar, ele precisa ser personalizado, sem receitinha pronta. Se não, a gente só troca uma tendência por outra tendência.

Também não dá pra ficar se achando a maior deusa do minimalismo com nosso cápsula se pra isso a gente teve que comprar tudo novo! Ei, a ideia do armário cápsula era ser mais sustentável, e o charme da sustentabilidade é ser mais gentil com a gente, com os outros e com o planeta, por mais tempo.

Aí o outro erro mais comum é esquecer da gente. Porque roupa é um negócio que fica coladinho na nossa pele, o dia inteiro. Não dá pra usar coisa que a gente não ama, que atrapalha ou incomoda. Então nem vem com aquele 50 tons de cinza se você não tem esse estilo porque não vai colar! Você vai passar raiva o tempo todo, até querer jogar tudo fora e querer comprar tudo de novo. E pra onde foi o minimalismo? pras cucuias!

COMO FAZER ISSO FUNCIONAR NA REAL?

Como dizia o comercial, o segredo é o amor.

Pra ser sustentável, a gente tem que ter só as coisas que a gente ama, que vai continuar amando e cuidando pra durar.

Lembra da Viviene Westwood?

Compre menos, escolha bem e faça durar.

Essa, sim, é a diva do minimalismo. E não tem nada de cinza nela, ó a carinha dessa rainha:

Pois bem, como consultora de imagem, meu propósito é fazer com que todo mundo tenha uma relação mais sustentável e gentil com sua própria imagem e roupas. Construir armário cápsula é uma das coisas que eu mais curto fazer, é aquela mistura de ciência com arte que põe a cabeça pra funcionar, sabe?

Por isso, eu separei umas dicas aqui pra vocês criarem um guarda-roupa inteligente de verdade, que só falta falar! Sem regrinha, sem limite de peça, e sem 50 tons de cinza que aqui é Brasil, rapá! Então prepara tua playlist, teu mix de estampas, teu cházinho, e senta que lá vem história:

armário cápsula com poucas peças, todas penduradas em cabides brancos e no fundo também branco.
Ó o meu armário cápsula aí! Tem que dar o exemplo. 50 tons de azul porque eu gosto.

Tá com medo do armário cápsula? Tem palpitação quando alguém fala que tem menos de 100 peças no armário (oi, tenho 25!)? Já investiu um monte de dinheiro em peças chave de 20 blogs diferentes e continua com a sensação de que não tem o que vestir? Seja lá qual for a sua frustração com armário cápsula, a gente vai resolver hoje. Vem comigo.

O ARMÁRIO CÁPSULA PRECISA SER COESO

Conheça seu estilo.

Lembra daquilo que eu te falei, da substância, daquilo que é “a sua cara”, a sua assinatura? Não adianta comprar um monte de peças fáceis de combinar, que estejam adequadas à sua realidade, corpo e cores, e elas não dizerem nada sobre você. Você vai olhar pro seu armário e sentir o maior vazio, uma vontade enorme (e meio frustrada) de fazer compras porque você não tem nada pra vestir. Esse armário cápsula não te pertence, parece de outra pessoa.

Seu armário tem que ter peças que, quando você veste, sente que falam de você, te deixam um nojo, te deixam feliz, te deixam confiante.

O ARMÁRIO CÁPSULA TEM QUE SER VERSÁTIL

RESPEITE SEU CORPO

Um guarda-roupa cápsula que funciona só tem peças que valorizam seu corpo, ou então você vai evitar usar.
Sabe aquela peça que você comprou e adora, mas toda vez que experimenta acaba tirando? Essa peça provavelmente não te valoriza, seja pelo formato ou pela cor. Fica parecendo que a peça é bonita mas você, não. E não é isso, só não deu match!

Cada indivíduo é perfeito em sua singularidade, cada corpo é um corpo, com suas formas e cores e a gente não tem que ficar moldando, tem que compreender, aceitar e adorar.

Entenda o formato do seu corpo, seus pontos fortes e fracos. Se você se dedicar, você descobre os cortes e os tecidos que deixam seu corpo maravilhoso. Todo corpo tem uma fórmula para que ele fique esplendoroso. Juro pra você.

Se tiver difícil de enxergar sozinha, procura uma consultoria de imagem (comigo, de preferência!). A consultora de imagem vai te medir, calcular suas proporções, descobrir o que tá te incomodando e usar a geometria para mostrar a sua melhor versão. A gente é maga em direcionar o olhar pro que você achar mais bonito no seu corpo, pra te deixar mais confiante!

EXEMPLO – A TAL DA CINTURA

Hoje em dia, a gente tem uma democratização da moda e do que é tendência, o que é ótimo, mas deixa mais difícil escolher roupas que combinem com tudo.

É bacana escolher se você prefere usar cintura alta ou cintura no lugar. Porque não adianta ter várias calças de cintura baixa no armário, e só comprar blusa cropped, a não ser que você queira andar por aí pegando solzinho na barriga. Se você prefere a cintura baixa e pintar uma saia de cintura alta, tudo bem, basta amarrar as camisetinhas ou colocar por dentro da saia.

Por outro lado, se você tá amando a cintura nas alturas e só tem cropped e hot pant, não tem problema também, basta que a altura (da maioria) das suas blusas coincida com a altura (da maioria) das partes de baixo.

Isso aumenta as chances de as peças combinarem perfeitamente entre si!

Dica Pro: quando você tiver poucas peças, vai ser muito fácil recapitular mentalmente na hora da compra: com quais peças que eu já tenho essa daqui funcionaria?

PALETA DE CORES

Cada pessoa tem as suas cores ideais, que tem cores que nos deixam abatidas e cores que nos deixam radiante, lembra? Só as suas cores já formam uma paleta coerente, que tem grande chance de tudo combinar com tudo.

Descobre as suas cores, pega as suas preferidas e faz uma paleta com elas.

Eu tenho um post sobre análise cromática aqui no site, onde você pode baixar o manual de cores, pra descobrir as suas e aprender a combiná-las.

UM ARMÁRIO CÁPSULA TEM QUE SER COERENTE

TENHA UM GUARDA-ROUPA QUE CONDIGA COM SUA REALIDADE

Must-have: Camisa branca, saia lápis preta, scarpin preto de salto agulha, jeans e cardigan.

Você reconhece isso de algum lugar? Talvez de mais de um lugar? Todo mundo falando que toda mulher tem que ter peça X ou Y?

Esquece isso.

Cada mulher tem a sua necessidade, ninguém vai andar de cardigan em Fortaleza, nem usar salto agulha pra pegar ônibus, e imagina o desastre da saia lápis pra quem trabalha com criança? Compre (só) as roupas pro que você precisa.

PEÇAS QUE VOCÊ AMA

Sim, porque depois que você descobriu seus cortes, tecidos, cores, em peças que funcionam pro seu dia a dia e fazem o seu estilo, ainda tem que passar por esse critério.

O amor é o segredo do armário cápsula de sucesso. É ele que dá vontade de repetir look, que te deixa ansiosa esperando aquela blusa que está lavando voltar renovada pro seu armário, para que você possa tentar de novo construir o melhor look com ela. Eu tenho 25 peças que me dão vontade de abraçar, que encheram meus olhos de brilho no provador, que eu lavo e cuido com o maior carinho pra que não acabem nunca, e com elas eu nunca me sinto sem opção.

Como deu pra ver, o armário cápsula precisa de uma análise de estilo, de corpo, de cores e de estilo de vida pra funcionar, além de uma noção bacana de como combinar as peças entre si, por isso que ele é a última etapa da consultoria de imagem, porque ele combina todo o processo pra você ter o armário perfeito e passar mais tempo vivendo do que escolhendo roupa.

Se você se interessou pela consultoria de imagem, entra em contato que eu te atendo com prazer em Belém e online, e se for necessário eu procuro consultoras na sua cidade pra te indicar!

ei, pissiu: testou, me conta o que tá achando? Eu amo ficar sabendo e acompanhar

ei, pissiu de novo: quer dicas pra leva uma vida mais leve? Vem de zap… Quer dizer, de email! Tô cheia de dica pra compartilhar.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *