Bolo de maçã (ou banana) vegano – E versão sem glúten!

bolo de maçã ou banana vegano aloka do bicho alice m vilkn sem glúten

A história desse bolo de maçã

Por incrível que pareça, eu aprendi a fazer bolo de maçã na minha aula de alemão.
É, pois é.
E eu acho uma história engraçada porque foi no nosso segundo semestre de alemão, e a turma só tinha 3 alunos.
Então fizemos a aula junto com uma turma de italiano que só tinha 2 alunos e os professores ensinaram a receita em alemão e em italiano. Só que a gente só colocava a mão na massa quando a professora de italiano falava! Que triste. Mas o que importa é que essa receita é uma delícia.
Originalmente ela levava ovo e passas.
Eu tentei substituir o ovo pelo gel de linhaça, mas embora o gel parecesse muito com clara de ovo batida, nesse bolo eu senti que a massa ficou meio pesada demais.
Então hoje eu fiz diferente e substituí o ovo por uma xícara de água. E funcionou. O bolo ficou levíssimo, muito fofo e cresceu mais do que quando eu usava ovo. Isso mesmo. Cresceu mais que bolo com ovo. Rá!
E eu tirei as passas porque não quero trazer essa polêmica pro meu blog. Mas eu sou dessas que gosta de passas. #prontofalei.
Então, vamos à receita?

bolo de maçã ou banana vegano - aloka do bicho

Fabulosos Ingredientes do Bolo de maçã perfeito

  • 1/2 de xícara de óleo
  • 2 xíc. de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de vinagre
  • 1 xíc. de água
  • 1 pitada de sal
  • 3 maçãs picadas com casca / 3 bananas picadas
  • 1 colher de café de canela
  • 1 xícara de amido de milho
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento

Modo de preparo do melhor bolo de maçã do mundo

Primeiramente bom dia, e preaqueça o forno a 180º (210 se seu forno for preguiçoso igual ao meu).

Misture numa bacia grande a água, o vinagre, o óleo e o açúcar. Prepare os demais ingredientes ao redor da bacia e só então pique as frutas (para não deixar escurecer).

A banana em rodelas, e a maçã… Bem, eu gosto de cortá-las em quatro pedaços e depois ir fatiando cada uma desses pedaços em camadas bem fininhas, como na foto abaixo.

maçã picada - bolo de maçã ou banana vegano sem glúten aloka do bicho

Eu jogo sobre as frutas a canela, o sal, baunilha, o que eu for usar, e acrescento à massa.
Pode mexer bem porque esse negócio de jeitinho pra mexer o bolo, até esse momento da receita, é bobagem.
Acrescente as farinhas e mexa bem, a massa vai ficar bem molinha mesmo.
Acrescente o fermento e, agora sim, muita leveza ao bater a massa. Eu nem gosto de ficar fazendo aquele redemoinho que a gente sempre faz, sabe?
Vou só mergulhando o fermento na massa e tento espalhá-lo por ela sem pressa. Às vezes dá até pra ver umas bolinhas sendo formadas onde ele já começou a atuar, o que eu considero um bom sinal.
Enquanto espera as bolinhas se formarem, unte a forma com óleo e farinha e vire a massa na forma sem mexer mais.
Agora vem um detalhe que faz toda a diferença: Polvilhe um pouco de açúcar por cima da massa já na forma. Eu não sei porque eu fiz isso da primeira vez, mas isso formou uma crosta sobre o bolo de maçã que fica super crocante e docinha, eu adoro!
Leve ao forno médio por 40 a 50 minutos.

Muita calma nessa hora

Eu estou fazendo o bolo enquanto escrevo a receita e preciso dar um recado importante: o açúcar por cima da massa vai caramelizar, e vai bater um cheirão maravilhoso pela casa inteira  e você vai achar que o bolo está pronto então, releia o modo de preparo, confira o tempo que você deve deixar no forno.
Coloque um despertador pra te lembrar e RESISTA a abrir o forno antes.
Se você abrir o forno antes de 30 minutos, seu bolo de maçã vai ficar murcho feito a uva passa que você não quis colocar na receita. Estamos entendidas?! Ótimo.

O maior bolo vegano sem glúten que você respeita

VOCÊS VÃO ME AMAR PRA SEMPRE!

Meu bolo de maçã continha glúten. Mas isso foi antes de eu descobrir minha própria intolerância à glúten. Após passar muito tempo procurando o sentido da vida, e testando várias receitas de bolo vegano sem glúten, não é que todo esse tempo o melhor bolo vegano sem glúten era justamente o melhor bolo vegano do mundo?!

Muita gente fala para simplesmente substituir a mesma proporção de trigo por farinha sem glúten, e eu já vi isso dar errado muitas vezes, mas não com essa receita!

Porque meu bolo de banana vegano é perfeito e nunca me decepciona, tudo o que eu precisei fazer foi substituir as farinhas antigas por: 2 xíc. de farinha de arroz, 1/2 xíc de fécula de batata, 1/2 xíc de polvilho doce e o pulo do gato: uma colherzinha da famosa goma xantana.

Ela é opcional mas ao mesmo tempo não é porque ela vai re-vo-lu-cio-nar as suas receitas sem glúten, sério, mesmo!

Como o bolo vegano sem glúten tende a ressecar depois de um tempo, eu criei o hábito de usar sempre forminhas no lugar da forma comum. E meu teste (1/3 da receita) ficou assim:

bolo de maçã vegano sem glúten

Eu tive que morder pra vocês verem como ficou por dentro (and porque eu não aguentei esperar). Ossos do ofício!

 1/3 da Receita (4 bolinhos)

  • 1/2 xíc + 2 colheres de sopa de farinha de arroz
  • 2 colheres de sopa + 2colheres de café de fécula
  • 2 colheres de sopa + 2 colheres de café de polvilho doce
  • 2 colheres de café de goma xantana
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa + 3 colheres de café de óleo
  • 2/3 xíc  de açúcar
  • 2,5 colheres de café de vinagre
  • 1/2 xíx. de água ou leite vegetal ou suco
  • 1 banana ou maçã picada
  • 1 colherinha de canela
  • 2,5 colheres de café de fermento

O modo de preparo é igual à versão com trigo, principalmente o truque do fermento, e eu untei as forminhas com farinha de arroz.

Posts relacionados

28 Comentários

  1. Fiz e deu certo! Não pensei que ficaria bom ao ver a massa na forma pronta para ir ao forno. Fiquei surpresa! Só achei um pouco doce demais…vou diminuir o açúcar na próxima vez. Recomendo e agradeço a receita! Obrigada!

  2. vim parabenizar e agradecer pela receita! É fácil de fazer e deu SUPER certo! Todo mundo aqui em casa amou!! Amanhã vou fazer um chazinho de canela pra acompanhar esse bolo delicioso no café da manhã =)

  3. Eu fiz o bolo ontem e ficou muito bom! Mudei apenas a quantidade maçãs (coloquei apenas duas) e usei chia. Ficou super fofinho e saboroso. Da próxima tirarei a casca da maçã, pois achei a sensação da casca meio estranha.
    Parabéns pela receita.

  4. Adorei a a sua receita do bolo de maçã, só mudei as farinhas, coloquei 2 xícaras de farinha trigo integral e 1 de amido, mas da próxima vez vou fazer igual asua receita porque achei quase pesada e massuda… mas gostaria de saber quanto você coloca de uvas passas para fazer a mesma para o Natal…kkkk…muito obrigada!

    1. Oi Rosi!

      Dizem que o melhor é usar só metade da farinha integral, não sei se foi isso porque esse bolo nunca ficou nada perto de pesado antes. Na verdade, ele é conhecido pela sua leveza. Mas acho que se você fizer a receita original uma vez, pode ir fazendo variações depois, porque você já vai reconhecer o ponto da massa.

      Versão de natal:

      Substituir a água por suco de laranja e colocar menos de uma xícara de passas e frutas cristalizadas. Aí, pra terminar de arrasar, polvilha açúcar de confeiteiro e enfeita com frutas e feliz natal!

  5. Guria do céu! Não sou muito de comentar em receitas, mas essa deve o meu: MUITO OBRIGADA!
    Não usei amido de milho e ao invés de usar farinha de trigo coloquei uma xícara de farinha de grão-de-bico e duas de farinha de quinoa. Gente do céu, que maravilha <3 Inclusive primeira vez que acesso teu site 🙂 E não vou sair hahaha.

  6. Oi, Alice! Já fiz sua receit mais ou menos umas 50 vezes nos ultimos anos Ahah Muito obrigada!
    Uma dúvida: quando vc assa nas forminhas pequenas, vc deixa menos no forno? Quero testar assar em forma de bolo inglês, e to com medo de queimar tudo heh
    Um beijo!

    1. Oi Lívia!, que delícia saber disso! Com certeza vai levar menos tempo, eu faço em formas de cupcake e leva uns 20 minutos. Então fique por perto e atenta ao cheiro. Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *