Como usar caneta para tecido

como usar caneta para tecido para decorar camisas alice m vikn

Usar caneta para tecido é muito mais simples do que parece!

Você vai precisar de:

  • 1 caneta para tecido
  • 1 camisa/camiseta
  • 1 pedaço de tecido parecido com o da camisa
  • 1 caderno de folhas grossas ou folha de papelão
  • 3 ou 4 pregadores de roupa
  • Lápis e caneta para o molde

Por que usar a caneta para tecido?

Esse DIY vai ser um pouco diferente dos que eu achei na internet na época em que eu pesquisei para fazer as minhas camisas. Principalmente porque existem muito mais tutoriais com tinta para tecido, então normalmente, você usa um molde por cima do tecido e preenche dentro com o pincel, mas no final eu acabei inventando meu próprio jeito de fazer.

Preferi usar caneta para tecido porque é muito mais prática do que a tinta, e seca bem rápido. Mas você precisa esperar até dois dias para lavar o tecido pela primeira vez.

Fiz duas camisas e vou mostrar como fiz cada uma.

Passo a Passo: Frase

Para a primeira, eu fiz o molde no caderno depois de pesquisar algumas inspirações na internet. Eu escolhi uma fonte e escrevi no computador, mas só para guiar porque eu desenhei no olho mesmo. Fiz a lápis e, quando ficou do jeito que eu queria, desenhei por cima do lápis com uma caneta preta porosa. Não faça mais fino ou mais grosso que o resultado final, porque esse desenho aí é que vai nos guiar, considere a grossura da ponta da caneta para tecido que você for usar.

como usar caneta para tecido - aloka do bicho

Então eu fiz o teste com um tecido que tinha aqui para ver como a caneta ficaria e se o tamanho do traço estava viável. Era a primeira vez que eu ia usar caneta para tecido, e ela é mais grossa que uma caneta comum, e eu fiquei com medo de borrar o desenho se este ficasse pequeno demais.

como usar caneta para tecido - aloka do bicho

Depois de fazer o teste, eu me arrependi de ter usado aquele tecido, porque ele era bem mais seco que o da camisa, e absorvia menos a tinta. Resultado: o desenho na camisa ficou um pouco borrado no começo porque eu apliquei força demais para aquele tecido. Quanto mais macio o tecido, mais ele absorve mais tinta, então mais delicado deve ser o traço.

Prendi a camisa no meu caderno que continha o molde, usando os pregadores para deixá-la esticada.

como usar caneta para tecido - aloka do bicho

Com o tecido esticado, é possível ver o desenho base através dele, e então eu fui preenchendo, à mão livre, o traçado que via por debaixo da blusa.

diy caneta para tecido - aloka do bicho

 

Passo a Passo: Estampa

Já para a outra blusa, eu fiz os desenhos dos cabides em forma de estampa no caderno, depois fui prendendo a blusa no caderno em diferentes posições, sempre desenhando todos os cabides  a cada vez que mudava de lugar. Já estava mais segura para usar a caneta para tecido e até tentei fazer um cabide sem a guia. Ficou assim:

como usar caneta para tecido - aloka do bicho

Afinal: Como usar caneta para tecido?

Resumindo, usar a caneta para tecido pode ser como usar uma caneta comum, desde que o tecido esteja bem esticado e firme, sem chances de deslizar, e você tenha algum tipo de guia na hora de desenhar porque não tem retorno, né? Para o tipo de estampa que eu faço, que costumam ser mais delicadas (reparou nos desenhos de guarda-chuva na foto aqui em cima? é a próxima!) a caneta é muito mais prática e indicada que a tinta.

Espero que tenham gostado do tutorial de hoje, tem mais ideias assim no meu Pinterest, então aproveita e me segue por lá!

Se você tentar esse tutorial em casa, posta uma foto com a #alokadobicho pra eu te achar, ok?

P.s: eu usei a caneta Acrilpen da Acrilex, que não realiza testes em animais.

Posts relacionados

5 Comentários

  1. Amiga, que idéia simples e maravilhosa. Preciso colocar meu nome em duas camisetas com acrilex e ainda bem achei um tuto legal, senão ia melecar tudo kkkkkkkkkkkk

  2. Deu certo! fiz meu nome em letra de forma, imprimi no word e coloquei por baixo da camiseta, vesti a camiseta com uma capa de caderno e Voilá!
    Mas olha, da primeira vez ñ deu tão certo não! A caneta ñ desliza, fica meio que grudada, tem que esticar beeeem a camiseta pra não deixar o traço grosseiro, mas valeu a dica! Obrigada! 😉

  3. vc indica alguma marca ou tipo de camiseta?… costumo fazer na camiseta dos “dois peixinhos” de algodão e na maioria das vezes, depois de algumas lavagens o desenho fica bem mais claro. não chega a sumir mas fica mais fraco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *