Moqueca vegana de abóbora

moqueca vegana de abóbora aloka do bicho

(Falsa) Moqueca de abóbora

Esta receita não é exatamente uma moqueca. Eu experimentei a moqueca vegana do Deli Fresh Food (fica na Savassi) com meu namorado, e depois disso ficamos sonhando em fazer uma em casa. Um belo dia, estou comendo sopa de abóbora em casa e a gente percebe que a abóbora combinaria com o azeite de dendê, o ingrediente chave da moqueca. Então resolvemos turbinar nossa sopinha com os ingredientes a seguir e criar nossa original (falsa) moqueca vegana de abóbora!

E acabou que a moqueca vegana de abóbora foi eleita o melhor prato que nós já fizemos, porque ela não é apenas gostosa, ele é inspiradora! Essa é uma receita bem demorada se comparada a outras receitas do blog (como o pesto de abacate), mas eu juro que vale a pena! Ela é daquelas receitas para cozinhar por prazer, sabe?

moqueca vegana de abóbora aloka do bicho

Mas eu queria deixar claro que a sopa sozinha já estava ótima, então, como essa receita é cheia de detalhes, eu vou marcar com um * os ingredientes que são essenciais, o resto você pode dispensar quando for preparar a sua moqueca/sopa em casa, ok? Ah, e é claro que você precisa se sentir livre pra colocar na moqueca vegana de abóbora o que você tiver vontade! Cozinha é feita para brincar, mesmo! Então vamos lá:

Ingredientes necessários (ou não) para a moqueca vegana de abóbora

  • Três bananas da terra e
  • 200g de palmito*
  • Meia abóbora cabotiá* (picada e sem casca)
  • Um tomate*
  • Meia cenoura ralada.
  • Meia cebola picada* e mesma quantidade de alho poró (parte branca)
  • Sal a gosto*.
  • 1 talo de alho poró picado (a parte verde)
  • Uma colherzinha de pimenta calabresa*
  • Orégano*
  • Gengibre ralado
  • Duas colheres de sopa de azeite de dendê

Como preparar uma falsa moqueca vegana de abóbora

Começando pela banana da terra, esta precisa marinar por uma hora em água com sal, limão, alho e o palmito.

Reserve e passe para o refogado: na panela, refogue a cebola e a parte branca do alho poró até começar a ficar transparente, então acrescente a parte verde do alho poró, e a abóbora picada. Coloque o tomate, a cenoura e todos os temperos menos o azeite de dendê. Quando a abóbora ficar macia, entorne o marinado de banana e palmito com a água e tudo. Finalize com o azeite de dendê. Experimente esta (falsa) moqueca vegana de abóbora perfeita!

moqueca vegana de abóbora aloka do bicho

Outras dicas

Falando assim, pareceu bem simples, na verdade. Mas mesmo assim eu tenho algumas dicas: se não for usar a banana da terra, não precisa marinar nada, basta adicionar o palmito no final.

Se você não conhece o azeite de dendê, pode colocar uma colher só e provar, porque ele é um pouco forte.

Você pode deixar alguns pedaços e abóbora ou amassá-la na panela mesmo, depende da consistência que você quer! Eu amassei uma parte, e então a moqueca vegana de abóbora ficou bem mais cremosa que o prato original. Yummy!

Às minhas amigas celíacas

Esta receita é gluten-free!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *