Como fazer o cabelo crescer: dicas que funcionaram comigo

PARA O CABELO CRESCER, O QUE FUNCIONA E O QUE É BALELA?

Eu escrevo este post porque meu cabelo tem crescido muito rápido (mesmo) nos últimos dois anos. Depois que eu comecei eu descobri algumas técnicas para fazer o cabelo crescer.

Este post é voltado pricipalmente para as meninas que estão em transição capilar. (deixando sair a química para recuperar os cachos ou crespo natural), mas também para quem está querendo retirar outras químicas, como tinta, e até a henna (que não é química, mas não desbota!) ou simplesmente quer deixar o cabelo comprido.*

DICA 1: LOW POO

Vou fazer uma breve introdução às técnicas low poo e no poo, que significam “pouco shampoo” e “sem shampoo” respectivamente. São técnicas de lavagem do cabelo que reduzem (low) ou eliminam (no) os surfactantes do cabelo. Nossa, como eu sou didática. Vou tentar de novo:

Existem algumas substâncias nos nossos produtos que não são realmente hidratantes, mas estão ali apenas para fazer seu cabelo parecer cuidado. Elas não tratam o fio, e às vezes até evitam que ele absorva nutrientes. Essas substâncias são o óleo mineral, que é derivado de petróleo; e os silicones, derivados da sílica, que podem ser solúveis em água ou insolúveis.

Essas substâncias, ainda por cima, se acumulam no cabelo, formando uma camada sobre o fio que vai deixando ele pesado e opaco.

Para tirar esses óleos minerais e silicones insolúveis do cabelo, a gente precisa de um surfactante, que é um detergente bem forte. Os mais conhecidos e usados são os sulfatos. Estes detergentes são tão agressivos que além de conseguir retirar os óleos minerais e silicones, ainda retiram uma parte da oleosidade natural dos cabelos de lambuja.

Aí veja que combinação desagradável: seu shampoo tira a gordura natural dos fios, seu condicionador não hidrata tanto quanto maquia o ressecamento. Aí o cabelo não aguenta, né? Principalmente se você tem o cabelo cacheado, crespo (as ondas não deixam a gordura natural do cabelo se distribuir até as pontas), ou com química.

Mas felizmente mulheres lindas e inteligentes desenvolveram essas técnicas de no e low poo para nos salvar desse ciclo vicioso.

no low poo - aloka do bicho

A linha Surya Color Fixation é sem sulfatos, petrolatos e silicones

COMO FAZER LOW POO?

Para aderir ao low poo, você precisa retirar da sua vida o sulfato e o óleo mineral. Aí você pode usar surfactantes leves como cocomidopropyl betaine e decyl glucoside, e silicones, que vão ser retirados por eles.

Para aderir ao no poo, você precisa cortar todos os surfactantes e, consequentemente, silicones insolúveis e óleo mineral.

Eu sou adepta do low poo.

Essa técnica envolve saber muito sobre as fórmulas dos seus produtos para cabelo, mas tem muita gente incrível preparando material para você!

Eu recomendo o grupo do facebook  “No e Low poo vegano” se você for vegan, óbvio.

O página “no / low poo” para quem não é vegan ou está com tempo para ficar pesquisando.

E o aplicativo “no e low poo“, que contém a lista de silicones, sulfatos, etc. Então você pode achar um produto, ler a os ingredientes e jogar no aplicativo pra descobrir se é liberado para low ou no poo.

Além disso,  existem blogs que só indicam produtos liberados para as técnicas, como o meu! (hehe)

Eu recomendo demais esse vídeo da Mari Morena sobre as técnicas no/low poo:

Lista de silicones, sulfatos e petrolatos

Lista de produtos liberados para as técnicas

cabelo crescer - dicas de Aloka do Bicho

Raiz de 2 semanas sem pintar, raíz de 5 semanas sem pintar.

DICA 2: CAFEÍNA

Saiu um estudo no Iternational Journey of Dermatology (FISCHER et al, V. 45, I. 1, p. 27–35, Janeiro de 2007) falando sobre o efeito da cafeína no crescimento dos fios e eu vi até gente no Brasil passando pó de café no couro cabeludo pra crescer mais rápido. Só que pelo que eu li do artigo, a cafeína só se provou eficiente contra a alopecia masculina gerada por excesso de testosterona no couro cabeludo. Pelo menos naquele artigo, era só isso. Não tinha grandes resultados sobre o cabelo crescer mais rápido.

DICA 3: BIOTINA

Outra coisa que eu achei muito em sites em português foi o tal do Silicon Mix Bambu. Só que os sites que eu acompanhava sobra cabelos, todos falaram mal do Silicon Mix! O motivo já está no nome, né? Ele é puro silicone, e silicone SÓ MASCARA os maus tratos no cabelo, como aprendemos no post anterior.

A propaganda da Silicon Mix Bambu era que a linha continha biotina, uma vitamina que faz o cabelo crescer. Só que muita gente diz que essa vitamina não é absorvida diretamente pelo couro cabeludo, e só funciona se for ingerida. Não achei nenhum estudo comprovando o efeito da biotina aplicada direto no cabelo.

 

pro cabelo crescer - aloka do bicho

Mas no tempo que eu morava na Alemanha, eu fui lá na farmácia e encontrei [tcharã!] um shampoo Alterra, marca linda da farmácia Rossmann (<3), que continha cafeína e biotina e alegava fazer o cabelo crescer mais rápido (koffein und biotin). Comprei também um shampoo da mesma marca, de romã, que só dizia ser hidratante. Os dois shampoos são veganos.

E meu cabelo cresceu muito. Meu cabelo cresceu demais.

Eu usava uma tinta de farmácia inteira todo mês pra retocar a raiz. E a raíz nunca parava.

E eu usei separados. Usei um mês e meio um, um mês e meio o outro, e meu cabelo cresceu o mesmo tanto (monstruoso). Isso me fez desconfiar da cafeína.

DICA 4: SILICONES

Foi então que eu notei que tanto os shampoos quanto condicionadores, máscaras e finalizadores que eu usava na Alemanha eram livres de silicones (ohne Silikone), e que as embalagens adoravam ressaltar isso. Todos os shampoos que usei eram sem sulfato (liberados para low), mas as marcas não se preocupavam em alardear isso, o grande mérito para eles era ser sem silicones. Eu pesquisei os tratamentos que as alemãs faziam para deixar o cabelo crescer e o que todas levavam muito a sério era o silicone. Nada podia ter silicone.

Aí fiz um teste e mantive o shampoo de cafeína e introduzi um condicionador que continha silicones leves, aqueles que não precisam de sulfatos para sair. E o resultado é que o cabelo cresceu a metade do que crescia antes! (O condicionador era da L’óreal EverPure e eu quis dar um chance porque ele era vegano, não testado (só vendia na Europa) e sem sulfatos. Eu NÃO RECOMENDO ELE, e BOICOTO A L’ÓREAL).

Conclusão: Livre-se dos silicones.

Nesse sentido, a técnica no poo deve ser mais eficiente para o cabelo crescer, certo?

Não é tão simples assim.

DICA 5: LIMPEZA DO COURO CABELUDO

Eu descobri depois de mais de ano de experimentos que o mais importante para o cabelo crescer é ter o couro cabeludo limpinho, zero gordura e zero silicones. Então é bom cortar todos os silicones, mas ainda assim é ideal se você quer que o cabelo cresça bem rápido usar um surfactante leve mesmo sem nenhum silicone. Aí a raiz do pelo vai ficar completamente livre, sem nenhuma obstrução, deu pra entender?

Eu uso silicone leves, mas como eu pinto o meu cabelo e a minha tinta contém sulfato, é como se eu retirasse os resíduos de silicone a cada dois meses (quando pinto), e meu cabelo cresce MUITO MAIS logo depois de eu pintar.

Mas é claro que se você é adepta da técnica no poo, e vive feliz sem químicas esquisitas no seu couro cabeludo, deve existir uma solução natural para fazer essa limpeza, né? Claro que existe e claro que eu trouxe pra você:

DICA 6: UMECTAÇÃO COM ÓLEO DE RÍCINO FAZ O CABELO CRESCER

O bacana de fazer o cabelo crescer com óleo de rícino é que essa técnica pode ser usada por qualquer pessoa, mesmo as que têm alergia, ou que fazem low e até no poo (mas não é recomendado para gestantes e lactantes). Uma dica que rola muito na internet, por exemplo, é o tônico de alho da Gota Dourada. Só que o tônico contém álcool, o que irrita o meu couro cabeludo e provoca o efeito contrário: o cabelo cai mais!

Então sugiro uma técnica muito mais democrática, natural e barata, que ainda vai beneficiar o seu cabelo como um todo, que é a umectação com óleo de rícino.

A umectação é uma hidratação feita com óleos naturais, considerada muito nutritiva. Basta aplicar com as mãos ou um pincel o óleo de sua preferência, ou mistura, diretamente no couro cabeludo ou ao longo dos fios. Você pode ficar com o óleo nos cabelos por horas, ou até dormir com ele. Que é o que eu recomendo, na verdade.

RECEITA DA UMECTAÇÃO

Como eu disse no último post, sobre crescimento capilar, eu venho ensinar a fazer o cabelo crescer com óleo de rícino, usando uma receita que eu criei misturando várias dicas da internet (que eu testei uma por uma!), ela tem três etapas:

  1. Umectação no couro cabeludo com óleo de rícino* + óleo de uva + óleo de hortelã ou óleo essencial de lavanda! (Eu usei essência de lavanda)
  2. Umectação no comprimento com óleo de semente de uva
  3. Massagem no couro cabeludo com o shampoo + açúcar + essência de café ou bétula (se você pinta o cabelo, pode fazer a aplicação no lugar desse passo)

Outra vantagem de deixar o cabelo crescer com óleo de rícino é que ele não vai só impulsionar a raíz, mas vai deixar o fio inteiro mais forte, grosso e viçoso.

fazer o cabelo crescer com óleo de rícino - aloka do bicho

Eu fiz essa umectação um dia antes de pintar o cabelo, lavei com a própria tinta e já tinha uma raiz bem visível dois dias depois de pintar. É chocante.

Então minha dica final  é fazer o cabelo crescer com óleo de rícino. Se você já usou óleo de rícino, deve ter notado que ele é muito denso e difícil de espalhar. Por isso a mistura com óleo de semente de uva. Embora seja um óleo, ele é um agente de limpeza poderoso porque ele se “cola” às outras gorduras e as leva junto com ele quando nós o retiramos do cabelo. O óleo de semente de uva tem um efeito semelhante, mas é muito mais fácil de espalhar.

ÓLEO DE RÍCINO NAS SOBRANCELHAS

E não é só, minha gente! Você pode fazer muito mais que o cabelo crescer com óleo de rícino! Ele faz o mesmo efeito nas sobrancelhas:

Aplique nas sobrancelhas o óleo puro com uma haste de algodão*.

E ele também faz parte da minha técnica que faz os cílios crescerem:

  • Acrescente uma gota de extrato de lavanda em sua máscara de cílios antes de cada aplicação. (Isso garante a saúde dos cílios, evitando a proliferação de ácaros no folículo piloso, muito comum em quem usa máscara com frequência. Aí os cílios crescem mais e ficam mais grossos).
  • Retira a máscara de cílios com óleo de rícino na haste de algodão (e depois retire o óleo com seu demaquilante preferido. Essa técnica dispensa demaquilante bifásico).

*se você é vegan ou não usa produtos testados em animais, fique atenta à marca dos óleos e do algodão, pois as empresas que também produzem remédios realizam testes obrigatoriamente.

COMO FAZER O CABELO CRESCER COM ÓLEO DE RÍCINO

Eu faço essa receita cerca de uma vez por mês, mas tomo outros cuidados para potencializar seus resultados. Muitos deles eu expliquei nesse post aqui. Também é muito importante se você não quer apenas que a raiz cresça, mas que o cabelo fique mais longo, cuidar bastante das pontas para não precisar cortá-las com tanta frequência.

Uso sempre um creme de pentear nas pontas. Faço hidratação quinzenal, deixo sempre o condicionador por três minutos nas pontas antes de lavar e e corto o cabelo sozinha, porque sempre saio do salão com o cabelo mais curto do que eu pretendia!

Bem, essas são as minhas dicas para você começar seu projeto Rapunzel, há mais receitas naturais no meu Pinterest, então aproveita e me segue por lá!

Já tem algum tempo que eu faço meu cabelo crescer com óleo de rícino e foi a dica que mais funcionou comigo, mas comente aqui embaixo quais as suas dicas e o que funcionou pra você, que eu vou adorar saber!

7 respostas para “Como fazer o cabelo crescer: dicas que funcionaram comigo”

  1. Égua, Alice! Que legal!
    Ainda continuas usando esse mesmo shampoo? Compras em alguma loja física ou na internet? Fiquei super interessada.
    Eu uso shampoo quase todos os dias e me sinto muito mal quando não uso, porque meu cabelo fica pesado DEMAIS. Nunca li muito sobre o no poo justamente por isso, porque eu tenho uma certa resistência em deixar meu cabelo todo cagadinho. Outra coisa, e pra quem mora em um clima úmido como Belém e o cabelo fica só frizz, tens alguma dica pra eu não usar o serum (que eu acho que tem silicone)?

    1. Oi, Natália!
      No momento, eu to usando o Inoar Macadamia Oil e o Phytoervas Dna de Maçã. Os dois são veganos e low poo, mas pro teu caso acho que tu vais gostar mais do Dna de maçã porque ele é daqueles que dá o frescorzinho na cabeça, sabe? Além do cheiro maravilhoso que aquele treco tem.
      O shampoo da Alterra, eu trouxe uns tubos quando voltei ~muambas~ porque nunca achei pra comprar nem pela internet. Inclusive vou pedir pra um amigo que tá na Alemanha agora. ~mais muambas
      Sobre o serum, foi o que mais me deu medo de fazer low poo em Belém, também! Mas eu uso creme pra pentear da Surya (da mesma linha que a máscara do post) e só se ficar muito úmido pingo umas gotinhas de óleo, pode ser de amendoas, argan, semente de uva, desde que seja levinho.
      Aí na verdade, fico com muito menos frizz quando tô em casa!

      Te ajudei? Beijo <3

  2. Legal Alice!
    Não conhecia seu blog..
    Ví que falou da linha DNA – maçã da Phytoervas, por acaso você usou a máscara? ..Acha que tem problema em usar só shampoo + máscara (sem condicionador) ?

    bjo

    1. Oi Nathália, que bom que curtiu o blog!

      Olha, depois que a gente usa shampoo, as escamas do cabelo ficam abertas, permitindo a entrada dos nutrientes presentes na máscara. Para que essa absorção seja máxima, a máscara não fecha completamente a cutícula do fio. O condicionador ao final da lavagem tem a função de fechar essas escamas. Por isso a recomendação de aplicar o condicionador após a máscara.

      Mas o que faz essa cutícula fechar é o ph próximo ao natural do cabelo, que é 4. Então descobre o ph da sua máscata, se for ácido o suficiente (3 – 5), pode usar sem o condicionador porque a máscara vai conseguir fechar a escama.

      Ok?

      Desculpe a demora em responder, me avise se tiver alguma dúvida!

      Beijo!

  3. Amei seu blog, To na Alemanha e faço logo põe, não tinha ideia de por onde começar. Comprei um condicionador alterra hoje. Sabe se serve para co wash? Obrigada pelas dicas. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *